CPERS participa do Encontro de Mulheres Trabalhadoras da Educação da América Latina


Ao longo desta semana, de 24 a 27 de julho, o CPERS está presente no Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras da Educação da América Latina, que está sendo realizado em San José, na Costa Rica.

O evento, promovido pela Rede de Trabalhadoras da Educação (RED) e a Internacional da Educação América Latina (IEAL), promove discussões de cunho político sobre diversos temas que se desdobram em ações futuras nas organizações sindicais e em outros espaços.

A violência no mundo do trabalho, a conjuntura política dos países participantes, a comunicação com perspectiva de gênero e o debate sobre a política de igualdade de gênero nas organizações sindicais são alguns dos temas em destaque no encontro.

Nesta terça-feira (25), as participantes contam um pouco de suas trajetórias desde que começaram como educadoras até tornarem-se líderes sindicais.

A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, destacou o papel do CPERS na luta pelas mulheres no Rio Grande do Sul.

“Eu tenho muito orgulho da luta do CPERS. Nossa categoria é majoritariamente composta por mulheres, mas vivemos em um dos estados mais machistas do Brasil. Por isso, temos conseguido ser referência na luta sindical por lá, porque nossas mobilizações e diversos dos nossos departamentos são voltados para a luta das mulheres e pela igualdade de gênero. Estamos sempre em busca de proporcionar espaços de discussão e mudança de cultura, não somente em nossa base, mas também para a comunidade escolar com quem convivemos”, ressaltou Helenir.

Também participam do Encontro, representando o Sindicato, a secretária-geral Suzana Lauermann, a tesoureira Rosane Zan e as diretoras Carla Cassais, Sandra Régio, Sonia Solange Viana e Vera Lessês.

✊🏾 ¡Las mujeres al centro del quehacer sindical!

Notícias relacionadas