Na tarde desta terça-feira, dia 07, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer ,participou do XVI Congresso Internacional de Educação Popular. O evento acontece de 07 a 10 de junho no Clube Recreativo Dores, em Santa Maria, e tem como objetivo promover a reflexão, debates e trocas sobre os caminhos possíveis para a construção da qualidade da educação. O 2º Núcleo – Santa Maria é um dos promotores do evento.
Helenir integrou a I Mesa Plenária – Gestão democrática: utopia, empoderamento e emancipação. A presidente destacou a história política do PMDB no Estado e os ataques desta sigla contra os trabalhadores. Também ressaltou o protagonismo dos estudantes na luta pela educação pública. “O governo está dizendo que os alunos são massa de manobra do Sindicato sem se dar conta que as ocupações e a luta dos estudantes começaram antes das greves dos educadores”, afirmou.
O estudante Leonardo Bastos, da EEEM Prof. Maria Rocha, a qual está ocupada em Santa Maria destacou que os estudantes não são massa de manobra como o governo Sartori afirma, mas que estão lutando por seus direitos através de um movimento autônomo. “Nós aprendemos sim com o professor a lutar pelos nossos direitos, mas toda a organização das ocupações é feita por nós. Temos o direito a uma educação pública de qualidade”, ressaltou finalizando com a afirmação de que os estudantes só desocuparão as instituições quando o PL 44 for totalmente retirado.
“Nunca vi pedir reintegração de posse para quem é dono. As escolas públicas são dos alunos e da comunidade escolar”, destacou Helenir sobre a reintegração de posse que o governo Sartori está ameaçando pedir caso os estudantes não desocupem as escolas. No final do debate, ela alertou que a intenção do governo é fazer com que os educadores desistam da educação pública, fazendo com que a educação pública fica ainda mais precária e os pais achem que o melhor é entregar as escolas para as Organizações Sociais, como prevê o PL 44. “Vamos juntos barrar esse governo. E quem não se convenceu disso, que se convença que está fazendo falta na luta. Até a vitória”, finalizou.
Notícias relacionadas
Com a publicação da Portaria Interministerial MEC/MF n.º 13, na …
27/12/2024
As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada …
O CPERS informa que entre os dias 31 de dezembro de …
Foi publicada nesta terça-feira (24), a Portaria Interministerial MEC/Fazenda n.º …
26/12/2024