CPERS participa do Fórum Nacional de Educação do Campo


A diretora do Departamento de Educação do CPERS, Rosane Zan, está participando do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC) que iniciou hoje na Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (CONTAG), em Brasília, e segue até sexta-feira (12).

O Fórum, que tem como foco a organização das escolas do campo, é composto por representantes de universidades de todo o Brasil, sindicatos, MST e algumas organizações de defesa destas escolas.

Na manhã dessa terça-feira, a professora Marina Gouvea, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), e o professor Acácio Zuniga Leite, da Universidade de Brasília (UnB) e do Incra, fizeram a análise da conjuntura política nacional e internacional.

À tarde, o professor Luiz Carlos de Freitas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abordou o tema Em Defesa da Educação e da escola pública.

“É fundamental que a escola do campo continue funcionando e que sua identidade seja preservada e valorizada. A escola tem que ter esse olhar voltado para a realidade em que vive o aluno. A força da organização das diferentes entidades que se reúnem no FONEC tem esse papel de lutar e resistir pelo não fechamento das escolas do campo em todos cantos do nosso país”, avalia Rosane.

 

Confira a programação

 

Quinta-feira, 11/04:

Manhã:

Mística: Região Nordeste

Análise da Educação do Campo no contexto das políticas públicas:

LedoC e PRONERA

Escola da Terra

Fechamento das escolas do campo Desafios

Palestrantes: Professora Monica Molina (UnB) e  professor  Salomão Hage(UFPA)

Tarde:

– Ato em Defesa da Educação do Campo

Professor Gaudêncio Frigotto (UERJ)

MST, Contag, Frente Parlamentar de Educação do Campo, Andifes, Andes, CNTE, FNPE, CNBB, Unesco, Unicef, Conif, PFDC e outros convidados.

-Planejamento por regiões

 

Sexta-feira, 12/04:

-Plenária Final

-Encaminhamentos

-Mística de Encerramento: Região Norte

 

Notícias relacionadas