CPERS participa do Encontro Internacional de Funcionários de Educação


10660508_931868826908657_1722336393_n

A diretora do CPERS, Sônia Solange Viana e educadores representantes dos Núcleos do Sindicato participaram do Encontro Internacional de Funcionários da Educação da CNTE e IEAL – Internacional da Educação para América Latina. O encontro ocorreu nos dias 09 e 10 de março, em Ipojuca/PE, com o tema “A escola como espaço educativo integral: funcionários, profissionais, técnicos e administrativos da educação”. A atividade contou com 300 participantes de 29 sindicatos afiliados à CNTE, e representantes de 8 países latinoamericanos: Costa Rica, El Salvador, República Dominicana, Nicarágua, Uruguai, Argentina, Chile e Honduras.
Durante a abertura do Encontro, em mesa conduzida pelo coordenador regional da IEAL, Combertty Rodriguez, o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, saudou aos presentes. “Temos que estar unidos, pois somos todos trabalhadores e trabalhadoras da educação. Esse encontro será de grande valia para nossa formação e aperfeiçoamento, as trocas de conhecimento que vão acontecer nesse espaço serão fundamentais para termos êxito em nossas lutas pela educação pública de qualidade socialmente referenciada, em toda a América Latina”, afirmou.
A professora Fátima Silva, secretária de Relações Internacionais da CNTE e vice-presidente da IEAL, fez um reconhecimento aos avanços que os trabalhadores e trabalhadoras da educação têm alcançado ao longo dos últimos 25 anos, mencionando que poucas organizações têm a compreensão e prática da CNTE que reúne sob a mesma representatividade funcionários administrativos e da área pedagógica, num processo de construção de unidade.
Na quinta-feira, dia 10 de março, os participantes do encontro conheceram a realidade dos funcionários, profissionais, técnicos e administrativos da educação nos outros países latinoamericanos presentes e também exploraram e debateram o papel que os sindicatos desempenham na conquista e garantia de direitos para a categoria.
O coordenador da Formação do Profuncionário, João Monlevade, apresentou os programas de formação Profuncionário e Tecnólogo em Processos Escolares, os quais profissionalizam os funcionários de escola no Brasil. A iniciativa do Profuncionário foi muito bem aceita, em especial por já estar sendo implentado com sucesso em quase todos os estados brasileiros.
Para Sônia, o encontro foi extremamente positivo. “Além de ter a nossa base representada, ouvir pessoalmente de representantes dos outros países que o Brasil avançou muito no debate e nas conquistas para os funcionários de escola, foi muito gratificante. Também tivemos a oportunidade de dar sugestões de estratégias para as ações políticas que os sindicatos, representados no encontro, envolvam os funcionários de escola de seus países na luta pelos seus direitos, como por exemplo o reconhecimento legal e social do papel de educadores e educadoras que somos”, observou

12833478_931869110241962_1171014181_n

Notícias relacionadas