CPERS participa do 9º Encontro Nacional de Funcionários de Educação


cnte capa

Iniciou-se neste domingo, dia 06 de março o 9º Encontro Nacional de Funcionários de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE. A diretora do departamento de Funcionários de Escola do CPERS, Sônia Solange e mais 15 representantes dos Núcleos do Sindicato participam do evento que acontece em Ipojuca (PE) até amanhã, dia 08.
O encontro tem como objetivo analisar o cenário atual da categoria com um olhar mais atento sobre as questões relativas ao piso, carreira e formação, além de contribuir para a qualificação dos educadores.
No primeiro dia do evento participaram da mesa o presidente Roberto Leão, o secretário de Funcionários da Educação, Edmilson Lamparina e a secretária de Relações Internacionais da entidade e vice-presidente da Internacional da Educação para América Latina (IEAL), Fátima Silva. Também fizeram parte do plenário o secretário adjunto de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ariovaldo de Camargo, e os representantes dos Sindicatos anfitriões, José Roberto da Silva, pelo SINPROJA/PE e João Alexandrino de Oliveira, pelo SINTEPE/PE.
O palestrante convidado foi o professor Luiz Dourado, doutor em educação da Universidade Federal de Goiás, representante do Conselho Nacional de Educação e ex- editor da Revista Retratos da Escola, da CNTE, que trouxe subsídios sobre as diretrizes curriculares para a formação, em nível superior, dos funcionários, “A discussão da formação inicial e continuada deve ser feita de maneira articulada, pois quanto mais coletivas forem as nossas proposições maiores serão nossas chances de materialização. Temos que construir uma carreira atrativa, por isso lutar por melhores salários é fundamental, mas não é suficiente. É importante olhar para além do aspecto financeiro, e buscar condições de trabalho”, apontou. Dourado falou ainda sobre o que considera um desafio concreto na perspectiva de formação e qualificação da categoria, “é momento de pensar a formação em nível superior, pois hoje já temos uma grande parte dos profissionais com formação em nível médio”.
Nesta segunda-feira, dia 07, o secretário adjunto de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ariovaldo de Camargo, e a secretária geral da CNTE, Marta Vanelli falaram sobre “Analise de Conjuntura Internacional, Nacional e Educacional” pela parte da manhã. Já a tarde foi a vez do assessor da CNTE, Eduardo Ferreira e o secretário executivo da CNTE, José Valdivino de Moraes presidirem a mesa de debates com o tema, “Piso Salarial Profissional Nacional e Diretrizes Nacionais de Carreira dos Profissionais em Educação”. Pela parte da tarde os educadores se dividiram em grupos para debaterem sobre os assuntos abordados durante o dia.
cnte 01

Notícias relacionadas

Através do seu Comitê de Mulheres, o 22º Núcleo do …

04/10/2024

Nos próximos dias, um projeto de lei que proíbe o …

03/10/2024

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira …

Atenção, categoria: nosso ato por valorização salarial, contra as PPPs …

02/10/2024