CPERS participa do 2º Encontro Mulheres Educadoras em Defesa da Democracia


Iniciou nesta quinta-feira, dia 05, em São Paulo, o 2º Encontro Mulheres Educadoras, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino – Contee e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE. Entre os temas principais do Encontro estão a defesa da democracia e a participação feminina na política. O evento, que encerra nesta sexta-feira, também coloca em discussão os desafios das entidades sindicais na luta pelos direitos das mulheres. A vice-presidente do CPERS, Solange Carvalho, e a diretora e coordenadora do Departamento de Gênero e Diversidade, do Sindicato, Íris de Carvalho, participam da iniciativa.
Os debates desta sexta-feira abordaram os temas “Os desafios das Centrais e entidades de trabalhadores/as em educação na luta mulheres” e “Educação – Novo PNE (Plano Nacional de Educação), Gênero e igualdade de gênero na sala de aula”.
A secretária de formação da CTB, Celina Arêas, abriu o evento destacando a gravidade da conjuntura política nacional e a importância deste debate em um momento em que as garantias democráticas estão ameaçadas. “Por isso, é fundamental estarmos mobilizadas e bem informadas para impedir qualquer passo atrás em nossos direitos”, observou.
“O encontro acontece em um momento político bastante complexo. Este é um dos fatores que justifica a sua relevância. Mulheres debatendo a importância da participação delas na defesa dos direitos das educadoras e da democracia é um ato de ousadia e coragem”, avaliou Solange.
Isis Tavares, presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Amazonas (CTB-AM) e secretária de Relações de Gênero da CNTE destacou que “um conjunto de projetos que representam retrocessos nos direitos das pessoas, em curso no Congresso Nacional, devem ser amplamente debatidos”. “Por isso pensamos este encontro com mulheres educadoras”, afirmou.

 

Notícias relacionadas