CPERS participa do 10º Encontro Nacional dos Aposentados em Natal


aposentados capa

A diretora do Departamento dos Aposentados, Glaci Weber, a diretora do Departamento de Cultura, Alda Mari Bastos Souza e aposentados representantes dos Núcleos do Sindicato participaram da 10ª edição do Encontro Nacional de Aposentados, realizado pela Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Natal, entre os dias 05 a 09 de julho.  O encontro teve como tema “Siga em frente com saúde”, com o objetivo de debater as questões que a atual conjuntura impõe aos trabalhadores em educação aposentados, estratégias e ferramentas de luta, além de discutir a prevenção e cuidados com a saúde.
O evento reuniu mais de 170 aposentados das entidades filiadas à CNTE que estiveram reunidos, para fortalecer a unidade da categoria e demonstrar que ainda estão na luta pelos seus direitos. Durante os dias do encontro foram debatidos assuntos como a conjuntura nacional política, os desafios enfrentados pelos trabalhadores em educação, além de apresentações artísticas e debates em grupo.
Na quinta-feira dia 07 a delegação do CPERS apresentou as atividades promovidas pela entidade aos aposentados, além do forte calendário de luta no qual os aposentados sempre se fazem presentes. A diretora Glaci, também destacou e apresentou o livro Maturidade em Belos Versos, fruto do Concurso de Poesias dos Aposentados, realizado em 2015 pelo Sindicato. Glaci, Eni Cavalheiro (Pelotas) e Zila Teresinha Soares Fidell (Uruguaiana) declamaram as poesias que compõem o livro. Na ocasião o lançamento do livro foi sucesso e despertou muito interesse como incentivo à participação cultural dos aposentados.
Os momentos vivenciados pelos educadores aposentados serviram para troca de experiências, tomada de conhecimentos e reafirmação de compromissos. Esses foram os principais pontos destacados pelos participantes do 10º Encontro Nacional de Aposentados.

Deliberações
O relatório produzido pelos grupos de trabalho formados durante o segundo dia de evento foi apresentado e aprovado em votação realizada na plenária final. Entre as deliberações estão a criação de uma política de integração dos aposentados no meio sindical, a luta pela paridade salarial com integralidade e a defesa da saúde e do lazer. 

aposentados 03

Notícias relacionadas