CPERS participa de reunião da Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE


Em reunião virtual realizada nesta terça-feira (8), aposentadas e aposentados de sindicatos filiados à CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) discutiram estratégias para fortalecer a participação na Marcha da Classe Trabalhadora, marcada para 29 de abril, em Brasília, e também na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorrerá em novembro.

A diretora do Departamento das(os) Aposentadas(os) do CPERS, Sandra Régio, participou do encontro.

A Marcha da Classe Trabalhadora, organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) juntamente com as demais entidades que fazem parte do Fórum das Centrais Sindicais, tem o objetivo de reivindicar a redução da jornada de trabalho, com manutenção do salário, e a ampliação da justiça tributária, com a isenção total de Imposto de Renda para os valores da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e para quem ganha até R$ 5 mil, além de cobrança de imposto dos super-ricos e sobre as altas rendas. 

O ato faz parte de uma série de ações estratégicas que serão realizadas até 2026 para fortalecer a atuação do movimento sindical. 

“Queremos destacar, nessa marcha, o nosso velho tema e desafio, que é o fim do confisco. Essa é a nossa grande causa, a nossa grande dor de cabeça também nos últimos anos. Então, queremos levar para o centro de Brasília, para a marcha, que o confisco não é justo”, disse o Secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários da CNTE, Sergio Antônio Kumpfer.

Conferência da Pessoa Idosa: envelhecimento com direitos

Este foi outro tema destacado no encontro virtual e apresentado por Sérgio Kumpfer. O dirigente contextualizou as conferências da pessoa idosa já realizadas e ressaltou a urgência da sociedade se organizar para atender às demandas dessa população. “Temos um grande contingente de pessoas idosas que exigem políticas específicas. O envelhecimento deve ser abordado sob três pilares: multiculturalismo, democracia, equidade, direitos e participação ativa”, disse.

Quanto à estrutura das discussões, detalhou que, paralelamente às conferências distritais e estaduais, ocorrerão as Conferências Livres Nacionais. “A CNTE, em articulação com entidades das três esferas, está avaliando a realização de uma edição exclusiva para amplificar a voz dos educadores aposentados nesse processo”, disse.

>> Próximos passos:

> 29 de abril de 2025: Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília

> De 5 a 8 de novembro de 2025: Conferência Nacional da Pessoa Idosa

Programação: Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa compreenderá os seguintes eixos:

  • Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
  • Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
  • Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
  • Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
  • Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

Objetivos:

  • Promover a participação social para a proposição de ações que visem a superação de barreiras ao direito de envelhecer e à velhice digna e saudável;
  • Identificar os desafios do envelhecimento plural no País, tanto nos instrumentos legais quanto nas práticas exercidas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa; e
  • Propor ações de equidade para a defesa, a promoção e a proteção dos direitos e da cidadania de pessoas idosas, a partir da articulação interfederativa.

Etapas:

  • Conferências Municipais: até o final de junho de 2025;
  • Conferências Estaduais/Distrital: até o final de agosto de 2025;
  • Conferências Livres: até o final de agosto de 2025;
  • Conferência Nacional: 05 a 08 de novembro de 2025.

Fonte: CNTE

Notícias relacionadas

Na manhã desta quinta-feira (24), representantes de diversas entidades que …

24/04/2025

Na tarde desta quarta-feira (23), o Departamento Intersindical de Estatística …

O CPERS expressa solidariedade à greve convocada pelos sindicatos de …