CPERS participa de Plenária sobre o Desmonte do Serviço Público em Santa Cruz e Caxias do Sul


Santa Cruz do Sul
Santa Cruz do Sul

A diretora do CPERS, Ida Irma Dettmer participou nesta quinta-feira, dia 14, juntamente com educadores do 18º Núcleo e estudantes da região, da Plenária da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público em Santa Cruz do Sul. O debate é presidido pela deputada Stela Farias, em conjunto com sindicatos e entidades de classe do funcionalismo público estadual e está percorrendo o Estado neste segundo semestre. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores e tem como objetivo debater as ações do governo Sartori (PMDB) que visam a o sucateamento do serviço público gaúcho, através do Projeto de Lei 44/2016.
Este projeto abre a possibilidade de privatização dos serviços essenciais à população (educação, saúde e segurança).
Durante a plenária, representantes dos sindicatos participantes relataram as consequências que o PL 44, caso aprovado, precarizará ainda mais os serviços públicos, penalizando o funcionalismo, através da retirada de direitos, e prejudicando os atendimentos oferecidos à população. Outros projetos que atacam os servidores e o serviço público também foram trazidos para a discussão como o PL 251/2016, que trata da desativação das coordenadorias regionais do Estado.

Caxias do Sul debate o desmonte do Serviço Público
No 1º Núcleo – Caxias do Sul o encontro aconteceu nesta sexta-feira, dia 15, pela manhã, na Câmara de Vereadores. As parlamentares Stela Farias e Manuela D’Avila dirigiram a mesa de debates. Participaram do evento o professor da UFRGS, especialista em Administração Pública, Aragon Dasso, vereadores e representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/RS), CEAPE, CPERS, Síntergs, Amapergs, Sindsepe e Sindpge.
A Câmara dos Vereadores ficou lotada com a presença de professores, funcionários de escola, estudantes responsáveis pelas ocupações das escolas na região e demais servidores estaduais.
A vice-presidente do CPERS, Solange Carvalho, participou da audiência e ressaltou a importância da iniciativa. “Essas ações cumprem o papel de levar à população esclarecimentos sobre os riscos da perda dos direitos básicos, caso este projeto neoliberal, o PL 44, seja implantado no Estado.

Confira a data das próximas plenárias da Frente em Defesa do Serviço Público sobre o Desmonte do Estado:
29 de julho: São Gabriel
04 de agosto: Pelotas
05 de agosto: Rio Grande

e4bf3dd9-adde-4ae2-a365-84d7b862c739
Caxias do Sul

Notícias relacionadas