CPERS participa de Audiência Pública sobre a Reforma Administrativa e reafirma compromisso com a luta


Na tarde desta quinta-feira (23), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o CPERS esteve presente na Audiência Pública sobre a Reforma Administrativa. Diversos sindicatos dos serviços públicos e organizações estiveram presentes na atividade, a fim de se articularem frente às ameaças do projeto.

A audiência, proposta pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL) e pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL), faz parte de uma série de debates nos parlamentos locais, que irão acontecer ao longo dos próximos dias. 

O 1º vice-presidente do Sindicato, Alex Saratt, compôs a mesa do encontro e destacou a capacidade das organizações concentradas no espaço de barrar a Reforma: “Aqui, está reunida uma força social, política e organizativa que tem combatido todos os ataques perpetrados contra o povo brasileiro, nas mais diferentes dimensões. É importante lembrar dos servidores públicos nos combates à corrupção, na prestação de serviços de qualidade para a população, e na garantia de elementos fundamentais e estruturantes para um país que se pensa enquanto nação. Então, é fundamental que no dia 29, em Brasília, nós demos uma grande resposta ao Congresso Nacional, mas também tenhamos a condição de forjar, nas nossas bases, a aliança principal, que é com o povo brasileiro”. 

A Reforma Administrativa representa uma forte ameaça à estrutura dos serviços públicos brasileiros. O projeto prevê a modificação de mais de 40 artigos da Constituição, num ataque direto à estabilidade das(os) servidoras(es) públicas(os), mecanismo esse que garante o impedimento de interferências políticas e pressões indevidas as(os) trabalhadoras(es). Atualmente, conta com 143 assinaturas, faltando apenas 28 para ser protocolada oficialmente na Câmara dos Deputados. A fim de impedir o avanço da Reforma, acontecerá no dia 29 deste mês, a Marcha Nacional do Serviço Público, em Brasília. 

Estavam também presentes pelo CPERS a secretária-geral, Suzana Lauermann, as(os) diretoras(es), Sandra Santos, Luiz Henrique Becker e Amauri Pereira da Rosa, além da diretora do 39° Núcleo do Sindicato, Neiva Lazzaratto. 

O CPERS reitera seu compromisso na luta contra a Reforma Administrativa, e todas as ameaças à educação pública e suas(eus) trabalhadoras(es). O serviço público é nosso!

>> Confira mais fotos da Audiência Pública:

   

Notícias relacionadas

O CPERS informa que, no período de 23 de dezembro …

18/12/2025

Foto: FreePik A Internacional da Educação para a América Latina …

O CPERS intensificou, nesta segunda-feira (15), a pressão ao governo …

15/12/2025