Nesta quarta-feira, dia 18 de novembro, a presidente do CPERS Helenir Aguiar Schürer e educadores de Guaíba participaram da Audiência Pública, na Câmara de Vereadores de São Jerônimo, com o objetivo de discutir a situação do ensino público no Rio Grande do Sul. Participou da mesa, o deputado, Adão Villaverde, os vereadores de São Jerônimo, Joel Pescador, Marcio Pilger, Luis Henrique Severo da Silva, Felipe da Agricultura e o vereador de General Câmera, Norberto Azambuja. O encontro tratou do desmonte do Estado e das políticas públicas e alertou pelos prejuízos que o PLC 206 se aprovado trará para os servidores e os serviços públicos.
Na abertura Helenir agradeceu o espaço concedido para falar sobre a educação pública e as lutas dos educadores. “No inicio deste ano quando se deu o decreto do governo proibindo novas contratações, nós vimos a necessidade de criar uma unidade dos servidores públicos. Em um momento de tanta intransigência nos precisamos mostrar para nossos alunos que através do dialogo nos podemos avançar, e é o que nós estamos fazendo sempre abertos ao dialogo”, afirmou.
Helenir analisou o cenário político do Estado, trazendo as opções de saída para a crise financeira através do ataque a sonegação de impostos. “O governador Sartori não busca soluções para a crise financeira do Rio Grande do Sul, tudo o que faz é criar projetos de lei para retirar os direitos dos servidores e precarizar o serviço público. O PLC 206 é um exemplo disso, ataca diretamente os servidores do executivo. Se esse projeto for aprovado congelará os salários do funcionalismo público. Nós educadores receberemos no inicio do ano que vem somente 30,23% do que temos direito, decretando um déficit de 69,67 % em nossos salários. E isso não pode acontecer, temos que unir nossas forças para lutar contra a aprovação do PLC 206”, alertou.
Notícias relacionadas
ATENÇÃO, SÓCIAS E SÓCIOS: a 2ª etapa das #EleiçõesCPERS2024 serão …
09/12/2024
Educadoras(es) de todo o país acompanharam, na manhã desta segunda-feira …
Saúde mental e o papel das Comissões Internas de Prevenção …
Porto Alegre foi palco, nesta sexta-feira (6), de um dia …
06/12/2024