CPERS participa das atividades do Dia do Trabalhador, em Porto Alegre


Conforme deliberação da Assembleia Geral do CPERS, realizada no dia 27 de março, o Sindicato participa, junto a demais centrais e movimentos sociais, da mobilização do Dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador. A programação, que irá contar com atos em defesa dos diretos dos trabalhadores e da democracia, além de apresentações musicais, ocorre na Usina do Gasômetro, a partir das 14 horas. Nesse dia, haverá passe livre nos ônibus. A Direção Central do CPERS convida a todos os trabalhadores em educação para participar dessa importante mobilização.
O mote da mobilização deste ano está situado no cenário de embates que a classe trabalhadora está vivendo. O PL 4330/04, que regulariza as terceirizações em todos os setores e representa a forma mais brutal da precarização do trabalho, recentemente aprovado numa versão mais prejudicial ainda, é o ponto de partida da manifestação. Para os educadores, o projeto representa, entre outras consequências, o fim dos concursos públicos, além da grande possibilidade de os serviços essenciais nas escolas, como administração e alimentação, sejam terceirizados através de contratações precárias.
A atividade procura aumentar a mobilização da sociedade em torno da defesa dos direitos trabalhistas e contra qualquer retrocesso nos direitos trabalhistas. A aspiração dos organizadores também é pela ampliação da democracia, que se traduz na reforma política pelo fim do financiamento de campanhas por empresas e contra qualquer tentativa de golpe às instituições democráticas. E ainda o respeito a diversidade e a intolerância de gênero, raça ou orientação sexual.
A iniciativa é organizada pela CUT, CTB e NCST, em conjunto com a Coordenação dos Movimentos Sociais.

Notícias relacionadas

Na manhã desta quinta-feira (24), representantes de diversas entidades que …

24/04/2025

Na tarde desta quarta-feira (23), o Departamento Intersindical de Estatística …

O CPERS expressa solidariedade à greve convocada pelos sindicatos de …