Nesta terça-feira (13), o 2º vice-presidente do CPERS e coordenador do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato, Edson Garcia, participou da I Conferência de Promoção da Igualdade Racial de Santana do Livramento. O evento ocorreu no Plenário João Goulart, na Câmara de Vereadores do município, que integra o 23º Núcleo do CPERS.
A Conferência reuniu membros da sociedade civil, representantes do poder público e especialistas na área, que dialogaram e propuseram medidas para o avanço da igualdade racial.
Edson abordou três temas durante a atividade: os desafios da população negra nos espaços de poder; as estratégias para a execução e permanência das políticas de educação voltadas à população negra; e a segurança pública, o sistema de justiça e o sistema carcerário, a partir dos desafios no enfrentamento à violência. O dirigente provocou reflexões importantes no público presente, como: “Uma das perguntas que deixamos no ar para a grande plateia foi: O que dizermos sobre o 14 de maio de 1888?”

A data, marcada pelo dia seguinte à assinatura da Lei Áurea, simboliza não apenas o fim da escravidão, mas também o início de um período de abandono, em que a população negra libertada foi deixada à margem, sem acesso a direitos básicos, enfrentando profundas desigualdades e exclusão social.
O CPERS, por meio do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo, está na linha de frente desta luta, reafirmando seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, e com a defesa da dignidade e dos direitos de todos e todas!





'