CPERS participa da 4ª Plenária Intercongressual da CNTE


A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) promoverá de 17 a 19 de março a 4ª Plenária Intercongressual Professor João Felício. O evento acontecerá no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, e reunirá trabalhadoras(es) de todo o país para debater a defesa da educação pública.

A atividade, que terá como tema “Reconstruir o Brasil com as educadoras e os educadores da educação pública”, tem por objetivo atualizar as conjunturas política, educacional e sindical do país, além de rever o Plano de Lutas da Confederação, a partir das ações que marcaram os primeiros meses do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos governos estaduais eleitos para o mandato de 2023 a 2026.

>> Acesse aqui o documento de referência da Plenária

As plenárias precedem os encontros nacionais da CNTE e esta edição foi planejada durante o 34º Congresso da confederação, realizado em 2022. Naquela ocasião, ainda em formato virtual por conta dos efeitos da pandemia de Covid-19.

A expectativa é que o encontro deste ano conte com a participação de cerca de mil pessoas, entre delegados e delegadas, e fortaleça a mobilização para interromper as políticas ultraliberais de retirada de direitos da sociedade e da classe trabalhadora, implementadas desde o golpe de 2016.

O CPERS estará representado no evento por cerca de 80 delegados(as), representantes dos 42 núcleos do Sindicato.

A professora e Senadora da República, Tereza Leitão, o professor na Faculdade de Educação da Unicamp, Luiz Carlos de Freitas, o deputado federal Glauber Braga (Psol/RJ) e os representantes da CUT, CTB, Intersindical e Conlutas estão entre os convidados da atividade. [veja programação abaixo]

João Felício, presente!

O homenageado da 4ª Plenária Intercongressual será o professor e sindicalista João Felício, ex-presidente da CUT.

A secretária geral da CNTE, Fátima Aparecida da Silva, lembra do legado deixado pelo dirigente e destaca a importância de manter viva a memória de lutas.

“Essa é uma forma de fazermos o agradecimento e dizermos a ele que seguimos com nosso compromisso de defesa da classe trabalhadora e da educação. Ele sempre foi um grande lutador das trabalhadoras no Brasil e no mundo. Ele deixa um legado inestimável. Não podemos esquecer, de que como parte da classe trabalhadora, ele é um professor”, explica.

>> Veja mais informações sobre a Plenária (materiais de divulgação e outros documentos)

Pautas que estão no radar da CNTE

Para a CNTE, enfrentamento à violência contra os educadores(as), expressa em ações como o projeto Escola sem Partido, a militarização das escolas públicas, a busca pela implementação do ensino domiciliar (homeschooling), aliados ao arrocho nas carreiras e ao abandono das metas do Plano Nacional de Educação, são pautas ultraconservadoras, que demandam uma resposta unificada e intensa das entidades que lutam pela educação pública e de qualidade.

Com o novo governo e a partir da retomada do financiamento e da participação social, o desafio será discutir o conteúdo das políticas educacionais desde a creche até a pós-graduação e esse também será um tema presente na plenária.

Serviço

4ª Plenária Intercongressual Professor João Felício: “Reconstruindo o Brasil com as Educadoras e Educadores da Educação Púbica”

Data: 17 a 19 de março de 2023
Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães

Programação

>> 17 de março
14h às 20h | Credenciamento
18 horas | Abertura
19 horas | Mesa de Conjuntura Internacional e Nacional
Palestrante: Luís Nassif (jornalista e diretor do Jornal GGN)

>> 18 de março
8h às 12h | Credenciamento
8h30 | Mesa de Conjuntura Educacional
Palestrantes: Senadora e professora Teresa Leitão (PT-PE), professor Luiz Carlos de Freitas (Faculdade de Educação da Unicamp), deputado Glauber Braga (PSOL-RJ)
10h30 | Mesa de Conjuntura Sindical
Palestrantes: Representantes das Centrais Sindicais CUT, CTB, Intersindical e CSP Conlutas

>> 19 de março
9 horas | Plenária Final
13 horas | Encerramento

Fonte: CNTE

Notícias relacionadas