CPERS manifesta repúdio ao racismo sofrido por assessor do Conselho Estadual de Educação


No apagar das luzes do Novembro Negro — mês que simboliza a luta antirracista e o primeiro ano em que o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, foi reconhecido como feriado nacional — mais um ato de preconceito extremo precisa ser publicamente denunciado.

O Assessor Administrativo do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS), Jocelias Silva da Costa, foi vítima de racismo ao ser abordado sobre o relógio que usava ao sair da loja Top Charme, no bairro Centro Histórico, em Porto Alegre. O segurança do estabelecimento, ao questioná-lo se não iria pagar pelo relógio que já trazia consigo, cometeu um crime claro e inegável: racismo.

O CPERS reafirma seu compromisso inabalável com a causa antirracista e sempre estará ao lado das vítimas em situações como essa, onde todo apoio é essencial. Por meio do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo, o Sindicato repudia veementemente todos os atos racistas que perpetuam o racismo estrutural e agridem, sem distinção de idade ou gênero, todas(os) as(os) integrantes de minorias raciais no Brasil.

>> Confira, abaixo, a íntegra da nota do Conselho Estadual de Educação (CEEd) sobre o caso:

O Conselho Estadual de Educação do RS -CEEd/RS manifesta seu forte repúdio ao ato de racismo ocorrido com o Assessor Administrativo deste Conselho, Jocelias Silva da Costa, na manhã do dia 30 de novembro de 2024, nas dependências da loja Top Charme, situada na Praça XV de Novembro, Centro Histórico de Porto Alegre/RS.

Na ocasião, Jocelias, após efetivar o pagamento da mercadoria que havia comprado (fone de ouvido e porta celular), ao encaminhar-se para a saída, foi abordado por um segurança do estabelecimento que o indagou “se não iria pagar o relógio que estava em seu pulso”. Jocelias respondeu ao segurança da loja que o relógio era dele e que o segurança deveria conferir nas câmeras internas da loja.

Após tamanho constrangimento, agressão moral e ato racista, Jocelias registrou Boletim de Ocorrência na Policia Civil.

Diante desse relato, REPUDIAMOS ESSE ATO RACISTA, dos seguranças dessa Loja, no Centro Histórico de Porto Alegre, em pleno mês do Novembro Negro.

O Conselho Estadual de Educação do RS -CEEd/RS solidariza-se com o cidadão, negro, Jocelias Silva da Costa, e queremos nos somar às ações pela EXIGÊNCIA DE RETRATAÇÃO PÚBLICA desse estabelecimento e de seus funcionários, pelos atos de racismo praticados contra nosso Servidor.

Ao colega Jocelias, nossa solidariedade e o nosso compromisso na busca de RETRATAÇÃO e que sejam tomadas as providências cabíveis pelos órgãos de JUSTIÇA.

Porto Alegre, 04 de dezembro de 2024.

>>>> Confira a nota também no site do CEEd/RS

Notícias relacionadas

Na manhã desta quinta-feira (16), o Conselho de Administração do …

16/01/2025

Colocar em prática as restrições ao uso dos celulares nas …

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil A Confederação Nacional dos Trabalhadores em …

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta …

14/01/2025