CPERS manifesta apoio ao deputado federal Glauber Braga, vítima de perseguição política no Congresso Nacional


Na última sexta-feira (11), a Assembleia Geral do CPERS concordou em expressar publicamente solidariedade ao deputado Glauber Braga (PSOL), que teve uma recomendação de cassação de mandato aprovada pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A perseguição política contra o parlamentar é uma forma de intimidá-lo, já que Glauber vem denunciando reiteradamente o Orçamento Secreto, manobrado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

O mandato do deputado é crucial para enfrentar a extrema-direita e defender os interesses da classe trabalhadora. Em 2016, Glauber confrontou Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara à época que arquitetou o impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2022, batalhou pela manutenção da Eletrobras pública e, mais recentemente, lutou pela revogação do Novo Ensino Médio. 

A interrupção da atuação política de Glauber abre brechas para a cassação de outras(os) parlamentares de esquerda que são resistência na Câmara. Enquanto recolhem assinaturas para a criação de um projeto de anistia para os golpistas que participaram do 8 de janeiro, bolsonaristas celebram a decisão do Conselho de Ética. Para a maioria do Congresso, a reação de Glauber contra um provocador é intolerável, mas, por outro lado, a depredação do Palácio do Planalto, bem como os planos de assassinato contra o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, merecem perdão. 

O CPERS manifesta apoio ao deputado federal Glauber Braga e defende sua permanência na Câmara dos Deputados. Enquanto aliado histórico da democracia, o Sindicato reafirma sua solidariedade ao parlamentar que, escolhendo trabalhar pelo fortalecimento dos serviços públicos, dos princípios democráticos e da soberania nacional, vem sendo cerceado. GLAUBER FICA! SEM ANISTIA PARA GOLPISTAS!

> Leia também: CPERS expressa solidariedade ao deputado federal Glauber Braga

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Notícias relacionadas

Na manhã desta quinta-feira (24), representantes de diversas entidades que …

24/04/2025

Na tarde desta quarta-feira (23), o Departamento Intersindical de Estatística …

O CPERS expressa solidariedade à greve convocada pelos sindicatos de …