CPERS lança pesquisa para ouvir a comunidade escolar sobre o projeto de progressões parciais do governo Leite


O CPERS lança, nesta segunda-feira (24), uma pesquisa destinada a ouvir a opinião da comunidade escolar sobre o projeto de progressões parciais, proposto pelo governo Eduardo Leite (PSDB) em portaria publicada pela Secretaria de Educação, no início de dezembro de 2024. Na proposta, estudantes que reprovarem em até duas áreas de conhecimento e em até dois componentes curriculares por área — um total de até quatro disciplinas, serão promovidas(os) ao ano seguinte, condicionadas(os) a estudos complementares nas disciplinas em que não atingirem a média 6.

A iniciativa governamental tem como justificativa combater a evasão escolar, mas preocupa educadoras(es) e especialistas da área, que alertam para os riscos de um avanço automático de estudantes sem a devida recuperação pedagógica.

Na avaliação do CPERS, a proposta, se implementada sem um plano estruturado de reforço e acompanhamento, poderá comprometer a qualidade da formação das(os) alunas(os) e aprofundar ainda mais as desigualdades educacionais no estado, já que não oferece condições concretas para que estudantes superem suas dificuldades de aprendizagem, “empurrando” para os próximos anos defasagens que tendem a se acumular.

A pesquisa do Sindicato tem como objetivo mapear a disposição das escolas em aderir ao projeto e identificar se a comunidade escolar — composta por pais, estudantes, professoras(es), funcionárias(os) e especialistas — é favorável ou contrária à medida. O levantamento está disponível a partir desta sexta (21) e seguirá aberto até o dia 25 de abril.

O CPERS reforça a importância da participação de toda a comunidade escolar no processo, destacando que a escuta coletiva é fundamental para garantir uma educação pública de qualidade e que respeite as reais necessidades de nossas(os) estudantes! 

> Participe abaixo  

 

Notícias relacionadas

Na manhã desta quinta-feira (24), representantes de diversas entidades que …

24/04/2025

Na tarde desta quarta-feira (23), o Departamento Intersindical de Estatística …

O CPERS expressa solidariedade à greve convocada pelos sindicatos de …