No dia 16 de agosto, o Departamento de Saúde da(o) Trabalhadora(or) do CPERS, coordenado pela professora Vera Lêsses, irá lançar o Coletivo Estadual de Pessoas com Deficiência (PCDs). A iniciativa busca a inclusão digna e efetiva de todas(os) educadoras(es) no ambiente de trabalho através da luta organizada.
O lançamento do Coletivo acontecerá na sede do Sindicato, em Porto Alegre (Avenida Alberto Bins, 480), a partir das 9h.
“É muito importante que os 42 núcleos enviem seus representantes para que possamos fazer um debate qualificado a respeito da realidade desses profissionais e para que conheçamos melhor a mobilização que as pessoas com deficiência têm feito”, destaca Vera.
Além disso, a pesquisa “Mapeamento de PCDs (Pessoas com Deficiência) nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul” segue recolhendo dados, desde junho, para compreender em profundidade o perfil dessa população na educação pública do estado e, consequentemente, reivindicar a implementação de políticas públicas.
O CPERS acredita que à medida que mais educadoras(es), de diferentes lugares sociais e com experiências de vida distintas, ocuparem a escola pública, certamente a educação que chegará às alunas e aos alunos será ainda mais transformadora. Pela inserção de todas(os) no ensino público!