O Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do CPERS esteve presente, na quinta-feira (27), no primeiro encontro aberto, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), para a elaboração de um protocolo de prevenção e combate a todas as formas de violência.
Representando o Sindicato, participaram o 2º vice-presidente e coordenador do Coletivo, Edson Garcia, além de membros do Coletivo Regional de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do 24º Núcleo (Pelotas).
Durante o encontro, Edson Garcia apresentou um panorama das atividades, conquistas e trajetória do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do CPERS desde sua criação, destacando o avanço representado pela formação dos Coletivos Regionais.
“Fiquei muito honrado com o convite e agradeci a oportunidade de contribuir para essa construção. A criação de protocolos antirracistas dentro da universidade pública é um passo fundamental para promover a igualdade e o respeito”, ressaltou Edson, enfatizando a importância da parceria entre as instituições.
Na atividade, foram apresentados os Grupos de Trabalho (GTs) que atuarão em diversas frentes de combate às violências, abordando temas como Racismo, Capacitismo, Etarismo e Violência contra a Pessoa Idosa, LGBTQIA+fobia e Violências contra a Mulher.
Entre os próximos passos, está prevista uma audiência na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a ser realizada na UFPel, em data ainda a ser definida. Além disso, entre março e abril, ocorrerão reuniões semanais dos GTs para avançar nas discussões e propostas.
Em maio, está programada uma reunião geral para consolidar as contribuições de todos os grupos. A expectativa é que um documento final seja compilado e encaminhado para aprovação até junho, marcando um importante avanço na construção de políticas institucionais de prevenção e combate às violências.
Visita à UFPEL
Na quarta-feira (26), um dia antes do encontro, Edson Garcia esteve na UFPel a convite da reitora, Úrsula Rosa da Silva, e do vice-reitor, Eraldo dos Santos Pinheiro. Durante a visita, o 2º vice-presidente do CPERS conheceu o campus da reitoria e debateu os desafios enfrentados no combate ao preconceito racial dentro da instituição.
>> Confira mais fotos dos dois dias de atividade na região sul do estado: