CPERS inicia série de plenárias com foco nos funcionários de escola


A partir da próxima semana, o CPERS dará início a uma série de encontros presenciais em seus 42 núcleos em todo o Rio Grande do Sul. As plenárias são voltadas às(aos) funcionárias(os) de escola, da ativa e aposentadas(os), nomeadas(os) e contratadas(os), com o objetivo de mobilizar a categoria e denunciar o descaso do governo Eduardo Leite (PSD) frente a esse segmento essencial da comunidade escolar.

As atividades terão como pauta central a luta por valorização, melhores condições de trabalho e respeito aos direitos das(os) trabalhadoras e trabalhadores que garantem a organização, o acolhimento e a infraestrutura das escolas públicas estaduais. Entre os principais temas que serão debatidos nas plenárias estão a reposição salarial, o fortalecimento do IPE Saúde, o combate ao assédio moral, a criação do Piso Salarial Nacional e a reforma do Imposto de Renda.

“A falta de valorização e as perdas salariais enfrentadas pelas funcionárias e funcionáros de escola são inaceitáveis. Essa iniciativa é um passo fundamental para ouvir a base, fortalecer a mobilização e cobrar soluções efetivas do poder público”, destaca a coordenadora do Departamento de Funcionárias(os) do CPERS, Juçara Borges.

Entre os temas em debate, destaca-se a luta por uma reposição salarial de 12,14%, percentual que respeita os limites legais e busca corrigir parte das perdas acumuladas desde 2014, quando a categoria viu seu poder de compra encolher em mais de 70%, segundo dados do INPC/IBGE. A valorização salarial é uma medida urgente de justiça e reconhecimento.

Outro ponto de destaque será a defesa de um IPE Saúde público e de qualidade, frente ao atual cenário de descredenciamentos, cobranças indevidas e precariedade no atendimento. O CPERS cobra providências imediatas do governo Leite (PSD) e da direção do Instituto para garantir cobertura adequada em todo o estado.

As plenárias também tratarão do enfrentamento ao assédio moral nas escolas, trazendo orientações sobre como reconhecer, agir e denunciar situações de violência no ambiente de trabalho, além de debater a luta pela aprovação do PL 2531/2021, que estabelece o Piso Salarial Nacional das(os) funcionárias(os) da educação, com responsabilidade da União e inclusão nos planos de carreira.

Por fim, as(os) participantes discutirão o impacto do PL 1087/2025, que propõe mudanças no Imposto de Renda e pode beneficiar diretamente trabalhadoras(es) com renda de até R$ 5.000,00 mensais, ampliando a faixa de isenção a partir de 2026.

As primeiras plenárias já têm datas confirmadas! Confira, abaixo, o cronograma das Plenárias de maio, em breve divulgaremos as demais. Contate seu Núcleo e participe!

O CPERS reforça a importância da participação de todas e todos nesses encontros, que são fundamentais para fortalecer a luta por dignidade, valorização e justiça para quem sustenta a base das escolas públicas gaúchas! 

Notícias relacionadas