Dando continuidade à agenda dos Encontros Regionais promovidos pela Comissão de Formação Sindical, o CPERS realizou, na sexta-feira (3) e no sábado (4), mais uma etapa do projeto que tem percorrido o estado com o objetivo de fortalecer as bases e preparar as lideranças para os desafios da conjuntura atual. A atividade aconteceu no Salão de Atos Thereza Noronha, na sede do Sindicato, em Porto Alegre, reunindo educadoras(es) de diversas regiões do Rio Grande do Sul.
Estiveram presentes representantes dos núcleos de Porto Alegre (38º e 39º), Osório (13º), Guaíba (34º), Montenegro (5º), Gravataí (22º), Camaquã (42º), São Leopoldo (14º), Canoas (20º), Estrela (8º) e Taquara (32º). O encontro possibilitou uma rica troca de experiências sobre a realidade das escolas e das comunidades escolares, além de aprofundar o debate sobre o papel da organização sindical frente aos ataques à educação pública.
O CPERS reafirmou, durante o encontro, que o fortalecimento político e formativo das lideranças é um pilar essencial da resistência da categoria. Diante de um cenário de retrocessos e de políticas neoliberais implementadas pelo governo de Eduardo Leite (PSD) — que vêm promovendo a precarização do serviço público e o desmonte da educação —, a formação sindical se torna uma ferramenta indispensável para a construção de uma luta consciente, articulada e transformadora.
A atividade reforçou que com organização coletiva, consciência política e unidade é possível enfrentar as tentativas de privatização e desvalorização do ensino público gaúcho. O encontro destacou que a defesa de uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade passa, necessariamente, pela valorização das educadoras(es), da ativa e aposentadas(os), e pela consolidação de um projeto de Estado comprometido com o povo gaúcho.
Neste semestre, a entidade deu início ao Curso de Formação Sindical, destinado aos 42 núcleos, atendendo a uma demanda que vinha sendo apresentada pelas direções regionais. O curso é conduzido pela Escola Sindical Sul e pela Secretaria Estadual de Formação da CUT. Os encontros, organizados em três módulos, têm como objetivo fortalecer a identidade sindical, ampliar a consciência crítica e projetar os próximos passos da luta. O primeiro módulo aborda o tema “Como Funciona a Sociedade”, e é explanado pelas educadoras Salete Aparecida Martins e Tayliny Battistella da Silva, da Escola Sindical Sul, e por Helenir Aguiar Schürer, ex-presidente do CPERS e secretária de formação da CUT/RS.
“O curso foi planejado com muita dedicação pela Comissão de Formação Sindical e visa contribuir de forma assertiva para os debates sindicais, aprimorando a relação dialógica entre o Sindicato e sua base e, assim, fortalecendo as mobilizações que estão por vir”, explica a coordenadora da Comissão de Formação do CPERS, Vera Maria Lessês.
“Os encontros de formação têm sido muito proveitosos, pois são organizados de maneira dinâmica, com o objetivo de incentivar a participação ativa dos participantes — seja na leitura de textos, nos trabalhos em grupo ou na expressão oral. O curso estimula o protagonismo de todas e todos”, complementa Vera.
Representando a Direção Central, além da coordenadora da Comissão de Formação do Sindicato, participaram das atividades as diretoras(es) da pasta, Juçara Borges, Luiz Henrique Becker e Sandra Regio, além da tesoureira do CPERS, Dulce Delan, e da diretora do Sindicato, Daniela Peretti.
>>> Confira as fotos da atividade: