CPERS disponibiliza material de contraponto à BNCC e ao Referencial Curricular Gaúcho


A Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) sobre a qual a BNCC atuará, impõe enormes retrocessos aos(as) educadores(as) e à sociedade. A mercantilização e a privatização, fomentadas pela Reforma, caminham em sintonia com a Emenda Constitucional nº 95, que congela por 20 anos os investimentos públicos em políticas sociais e os recentes cortes na educação que já apresentam resultados negativos nas entidades federais.

Para que a categoria possa fazer o contraponto a esses ataques, destacando o respeito ao currículo debatido no chão da escola, o CPERS disponibiliza materiais produzidos sobre a BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG).

Panfleto

O CPERS elaborou um panfleto para a consulta rápida de educadores(as). O material traz os principais contrapontos defendidos pelo Sindicato, resguardando a gestão democrática e a autonomia das escolas para desenvolverem seus projetos político-pedagógicos.

Baixe aqui o panfleto sobre o dia D.

Consideramos imprescindível que a base se aproprie do debate e das alterações curriculares, que terão profundas consequências para a educação e a escola pública como um todo.

Artigo

Leia aqui artigo da presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, publicado em 2018 sobre o tema.

Revista Retratos da Escola da CNTE

Base nacional comum: Projetos curriculares em disputa

Vídeos

A pesquisadora Maria Raquel Caetano, doutora em Educação pela UFRGS, defende a união dos(as) educadores(as) pela REVOGAÇÃO IMEDIATA da proposta de BNCC e da Reforma do Ensino Médio. A docente participou de uma roda de conversa promovida pelo Departamento de Educação.

Demissão em massa de professores(as), educação para o mercado e aprofundamento das desigualdades. Confira a crítica do professor e ex-deputado federal, Carlos Abicalil, à Base Nacional Comum Curricular e à Reforma do Ensino Médio.

Notícias relacionadas