CPERS debate, em plenária em Passo Fundo, consequências dos projetos de Sartori para o funcionalismo público


Nesta sexta-feira (1º), professores e funcionários de escola dos Núcleos de Soledade, Lagoa Vermelha, Erechim, Carazinho e Passo Fundo (Núcleo sede), reuniram-se na Câmara de Vereadores de Passo Fundo para a  Plenária Macrorregional do CPERS sobre as consequências do projeto do governo que visa a reestruturação do Instituto de Previdência Estadual (IPE).
Durante o encontro, educadoras e educadores tiveram esclarecimentos sobre os projetos que o governo Sartori (PMDB) encaminhou para a Assembleia Legislativa a respeito do IPE. Sartori propõe a divisão da atual autarquia criando o IPE PREV e o IPE Saúde, com o falso discurso de fortalecimento dos mesmos.
A assessoria jurídica do CPERS, através do advogado Marcelo Fagundes, esclareceu os PLC 206, PLC 207, PL 211 e PL 212, todos referentes a mudanças no IPE, atacam os direitos dos educadores e demais servidores públicos. Fagundes também falou sobre as consequências do PLC 249, que visa autorizar o Rio Grande do Sul a aderir ao Regime de recuperação Fiscal – RRF, e que está tramitando na Assembleia Legislativa.
Representando a Direção Central do Sindicato, participaram da atividade a diretora e também representante do CPERS no Conselho Deliberativo do IPE, Vera Maria Lessês, a diretora do Departamento Administrativo, Rosane Zan e a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer. Helenir destacou a preocupação com as mudanças sugeridas nos projetos, em especial com o IPE Saúde. “Todas essas mudanças sugeridas pelo o governo apontam para a privatização dos serviços. Entre as consequências está a precarização dos atendimentos e o aumento das taxas para o IPE Saúde”, concluiu.
Na próxima quarta-feira (6), a plenária estará nos Núcleos de Bento Gonçalves (12º) e Porto Alegre (38º e 39º). Em Porto Alegre o encontro será às 9h, no Salão da Igreja Pompéia – R. Dr. Barros Cassal, 220, Floresta, em Porto Alegre, com a presença dos educadores de São Leopoldo, Canoas, Gravataí, Guaíba, Taquara e Osório. Em Bento Gonçalves a atividade ocorre às 14h, na Escola Bento Gonçalves da Silva, com a presença dos Núcleos Montenegro, Estrela, Caxias do Sul, Guaporé e Vacaria.

Próximas Plenárias do IPE:
Dia 06/12 – às 14h
Roteiro 4
Núcleo sede:
 Bento Gonçalves
Núcleos participantes: Montenegro, Estrela, Caxias do Sul, Guaporé e Vacaria
Local: Escola Bento Gonçalves da Silva (Rua Benjamin Constant, nº 229, Centro).

Dia 06/12 – às 9h
Roteiro 5
Núcleos sede:
 38º e 39º Porto Alegre
Núcleos participantes: São Leopoldo, Canoas, Gravataí, Guaíba, Taquara e Osório
Local: Salão da Igreja Pompéia – R. Dr. Barros Cassal, 220 – Floresta, em Porto Alegre.

Dia 07/12 – às 14h
Roteiro 6
Núcleo sede:
 Alegrete
Núcleos participantes: Santana do Livramento e Uruguaiana
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Alegrete – Planária Gaspar Cardoso Paines (Rua Vasco Alves, nº 125, Centro).

Dia 08/12 – às 14h
Roteiro 7
Núcleo sede:
 Pelotas
Núcleos participantes: Rio Grande, Bagé e Camaquã
Local: Sindicato da Alimentação (Rua Almirante Barroso, nº 3124).

Dia 11/12 – às 15h
Roteiro 8
Núcleo sede:
 Cachoeira do Sul
Núcleos participantes: Santa Maria, Santa Cruz do Sul e São Gabriel
Local: Auditório do Colégio Totem (Rua Presidente Vargas, nº 1958, Santo Antônio).

 

 

Notícias relacionadas