CPERS convoca educadores para participarem da 17ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública


O CPERS convida a todos os educadores a participarem da 17.ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela Confederação Nocional dos Trabalhadores em Educação – CNTE. A iniciativa ocorre do dia 22 de abril a 1º de maio e terá ações como passeios ciclísticos, corridas ciclísticas, debates nas escolas sobre Gestão Democrática e manifestações em Defesa da Educação Pública.
Neste ano, a CNTE traz para debate o Plano Nacional de Educação – PNE. O tema já foi abordado no ano passado, mas foi constatado que muitos não cumpriram suas prerrogativas no sentido de garantir a participação social no processo de aprovação das leis, ou de comprometer o ente público com as metas previstas no PNE.
Além disso, também serão defendidas reivindicações da categoria como a valorização dos profissionais de educação, a gestão democrática da Escola Pública e a defesa dos recursos dos Royalties do Petróleo para a educação e a saúde.
O CPERS orienta os educadores a procurarem os Núcleos das suas regiões para participarem das atividades organizadas pelos mesmos.
Dentro da Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, a Direção Central do CPERS, juntamente com a direção dos Núcleos, realizará Plenárias Regionais nas comunidades e reuniões com Diretores de Escola, pertencentes aos Núcleos. Com o objetivo de esclarecer a situação atual da Educação Pública Estadual e construir ações em conjunto com a comunidade escolar, conforme decidido no Conselho Geral da categoria, realizado no dia 13 de abril.

Calendário das Plenárias Regionais:
Data: 26/04:
Roteiro1: Pelotas/Rio Grande/Camaquã
Roteiro 2: Caxias/Bento Gonçalves/Vacaria

Data: 27/04:
Roteiro 1: Santana do Livramento/Bagé
Roteiro2: São Luiz Gonzaga/Santiago/São Borja/Cerro Largo

Data: 28/04:
Roteiro1: Santo Ângelo/Cruz Alta/Ijuí

Data: 29/04:
Roteiro 1: Estrela/Montenegro/Guaporé/Santa Cruz do Sul
Roteiro 2: Santa Maria/São Gabriel/Cachoeira do Sul

Data: 03/05:
Roteiro 1: Passo Fundo/Soledade/Carazinho/Erechim/Lagoa Vermelha
Roteiro 2:  Alegrete/Uruguaiana
Roteiro 3: Palmeira das Missões/Frederico Westphalen/Três Passos/Três de Maio/Santa Rosa

Data: 04/05:
Roteiro 1: Porto Alegre (38º e 39º Núcleos)/ Guaíba
Roteiro2: São Leopoldo/Gravataí/Canoas/Taquara
Roteiro 3: Osório

OBS.: Estão destacadas, em negrito, as cidades que sediarão as Plenárias de cada roteiro.

Notícias relacionadas