CPERS acompanha ato de instalação da Frente Parlamentar dos Institutos Federais


Na manhã desta sexta-feira (11), a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, participou do ato de instalação da Frente Parlamentar dos Institutos Federais (IFs) e das Escolas Técnicas a eles vinculadas, presidida pelo deputado Adão Pretto (PT). O encontro entre alunos(as), professores(as), profissionais da educação e parlamentares aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa, na mesma data em que se comemora o Dia do Estudante em todo Brasil. 

A Frente Parlamentar pretende debater sobre o incentivo e o apoio aos IFs no Rio Grande do Sul, com o objetivo de ampliar a presença desses órgãos em diferentes municípios do estado.

Em fala na cerimônia, Helenir argumentou contra o Novo Ensino Médio (NEM) e falou da importância de colocar em prática o projeto político eleito nacionalmente. “Eu quero dizer deputado, que o CPERS Sindicato vai andar com vocês. Porque o Brasil voltou. Hoje, a gente não ouve mais o governo federal chamar professor de doutrinador. Hoje, a gente não ouve mais ataques como eram feitos às nossas universidades federais”, declarou. 

Adão Pretto (PT). Foto – Joaquim Moura

O deputado Adão Pretto ainda criticou Eduardo Leite no que diz respeito à desvalorização dos servidores(as) públicos e solidarizou-se com o CPERS, parabenizando a luta dos sindicalistas. 

Kaick Silva. Foto – Joaquim Moura

“A gente deve lutar pela expansão dos Institutos Federais nos lugares mais carentes, dentro da favela. Precisamos da expansão dos Institutos Federais dentro da Vila Cruzeiro”, reiterou o vice-presidente sul da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Kaick Silva.

A partir de agora, a Frente Parlamentar começa a trabalhar efetivamente para articular e ampliação dos IFs no estado.

O CPERS estará junto nesta luta por acreditar que uma educação pública de qualidade e para todos(as) passa pela valorização e qualificação dos Institutos Federais no estado.

 

Notícias relacionadas