CPERS: 71 anos de luta em defesa dos educadores e da qualidade da educação pública


O CPERS, segundo maior Sindicato da América Latina, chega hoje aos seus 71 anos de existência. O que começou com um pequeno grupo de professoras aguerridas, atualmente integra mais 80 mil professores, professoras, funcionários e funcionárias de escola de todo o Rio Grande do Sul que juntos lutam por seus direitos, buscam conquistas e a qualidade da educação pública.
Durante essas mais de sete décadas de existência, não foram poucas as batalhas enfrentadas pelo CPERS para barrar governos ditadores e autoritários que tinham como objetivo a retirada de direitos dos educadores. Em momentos como esses, a união sempre se fez presente em fortes mobilizações e foram fundamentais para não permitir o retrocesso.
Hoje, mais uma vez, os educadores gaúchos precisam enfrentar os ataques de um governo (Sartori – PMDB) que não vacila em parcelar e atrasar salários e usa do terrorismo e de ameaças constantes para tentar enfraquecer a força da categoria. Mas a grande característica dos educadores que fazem parte do CPERS sempre foi a de nunca desistir, a de lutar e não permitir que seus direitos, tão duramente conquistados, fossem retirados.
Vamos juntos, mais uma vez, defender nossos avanços e exigir o que nos é de direito: a nossa valorização como profissionais da educação.

Parabéns a todos os professores e professoras, funcionários e funcionárias de escola que ajudam a escrever a história do CPERS/SINDICATO!

Notícias relacionadas

Desde 2015, a EEEM Almirante Barroso, localizada na Ilha da …

10/10/2024

Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a …

O CPERS, juntamente com as demais entidades que integram a …

09/10/2024