Escola Estadual Messias Pedreiro, Uberlândia
Segundo a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), já são 1.108 escolas e 82 universidades ocupadas pelos estudantes no Brasil. A atualização foi feita na noite desta terça-feira, dia 25. Os estudantes protestam contra as ações do presidente Michel Temer (PMDB), através da Medida Provisória (MP) 746 (reforma do ensino médio), a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 241 (congela por 20 anos os investimentos na educação e saúde) e o Projeto de Lei Escola sem Partido, o qual pretende proibir a expressão da diversidade de pensamentos nas escolas, impondo um pensamento único.
A Medida Provisória 746, que foi imposta sem diálogo com a comunidade estudantil, anula a obrigatoriedade do ensino das disciplinas de Sociologia, Filosofia, Educação Física e Artes.
A Proposta de Emenda Constitucional 241 congela por 20 anos o orçamento da educação, saúde e previdência. Altera também os critérios para cálculo das despesas mínimas nesses setores, que serão corrigidos pela variação da inflação do ano anterior, sem aumento real. O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de hoje (25), em segundo turno, com 359 votos favoráveis, 116 contrários e duas abstenções, o substitutivo para a PEC 241/16, que agora será encaminhada para o Senado.
Além das ocupações também estão ocorrendo atos em diversos Estados.