Após ação judicial, Conselho Estadual de Educação empossa conselheiras do CPERS e do Sinpro/RS


Na manhã desta quarta-feira (23), o Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEED/RS), órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo do Sistema Estadual de Ensino, realizou a Solenidade de Posse de duas novas conselheiras, Dulce Miriam Delan (CPERS/Sindicato) e Sandra Balbé de Freitas (Sinpro/RS).

O Conselho estava incompleto desde de abril e as duas entidades precisaram entrar com ação na justiça para empossar suas representantes.

A cerimônia virtual foi transmitida pelo canal do Conselho no YouTube.

A tesoureira do CPERS, Rosane Zan, parabenizou as nomeadas e destacou que o CEED é um espaço fundamental para a fiscalização da educação e a garantia do direito dos educandos ao aprendizado.

“Passamos por um período de anormalidade na educação em função da pandemia. Como diz Moacir Gadotti, precisamos sonhar com uma escola de transformação, que promova cidadania, humanização, senso de coletividade de troca de experiências”, afirmou Rosane.

A educadora Dulce Delan demonstrou sua satisfação em compor o colegiado. “Estou muito feliz por finalmente ter tomado posse como conselheira representando o CPERS no CEED. Esse órgão tem o importante papel de normatizar a educação do Rio Grande do Sul, e como eu acredito em uma educação inclusivas e de qualidade para todos, sei que terei muito trabalho nessa empreitada”, afirmou.

A conselheira Simone Goldschmidt, também representante do CPERS, deu boas-vindas às colegas e destacou a importância do Conselho, cujo quadro está completo com 21 membros.

“Que bom que temos agora os nossos 21 conselheiros. Lembrando que precisamos ingressar na justiça para que esse órgão normativo, de controle social esteja representado por todas entidades da educação no RS. Quero parabenizar aqui as entidades que foram à justiça para garantir o direito de fazer parte do conselho”, frisou Simone.

“O CEED é um dos conselhos mais democráticos do pais e a posse das duas hoje representa isso. A sociedade espera muito desse conselho”, declarou o presidente da Associação de Escolas Superiores de Formação Profissional do Ensino do Rio Grande do Sul (Aesufope/RS), Sergio Franco.

Representando o Ministério Público Estadual, Luciana Casarotto desejou um bom trabalho para as empossadas, “Sintam-se acolhidas pelo Ministério Público”, afirmou.

A 2ª vice-presidente, Carla dos Anjos falou da importância da integração do CEED. “Nesse momento precisamos ter vínculos para não perder nossos estudantes por conta dessa excepcionalidade. Vemos que cada vez mais os estudantes estão deixando a escola, por conta da pandemia, ainda mais estudantes do ensino médio. E não podemos permitir isso”, destacou.

Notícias relacionadas