Confira o regulamento do X Congresso Estadual


Paulo Freire – Educar é Lutar e Resistir. Com o tema em homenagem ao patrono da educação nacional, o CPERS realiza nos dias 6, 7 e 8 de setembro seu X Congresso Estadual, no Fundaparque em Bento Gonçalves (rua Alameda Fenavinho, 481).

O Congresso Estadual, criado na reforma estatutária de 1994, é a instância máxima para a definição da linha política, educacional e sindical do CPERS. A cada três anos, a categoria é convocada para revisar o estatuto, propor alterações e debater as teses elaboradas pelas diferentes correntes políticas que compõem a entidade.

Os três dias de evento na Serra serão de intensa discussão sobre a conjuntura, a pauta de reivindicações e o plano de lutas, além do balanço da atuação do Sindicato desde o último Congresso, realizado em 2016.

Os 42 núcleos do CPERS devem realizar, entre os dias 1º e 21 de agosto, assembleias regionais para a eleição dos delegados que representarão cada região do estado no Congresso, na proporção de um delegado para cada 50 sócios. Todo sócio que comprovar desconto em folha pode votar e ser votado.

Teses e resoluções

Qualquer associado ou grupo de associados pode inscrever teses que serão divulgadas em caderno especial produzido pelo CPERS. O texto deve abarcar total ou parcialmente os seguintes itens: conjuntura estadual, nacional e internacional; balanço; sindical; pauta de reivindicações; políticas específicas; plano de lutas (educacional, salarial, sindical, previdenciário e funcional); e reforma estatutária.

As teses devem ser remetidas para a Comissão Organizadora do Congresso, composta pela direção central do CPERS, pelo e-mail secgeral@cpers.org.br até o dia 22 de julho.

Já as resoluções devem ter no máximo 60 toques (caracteres) por linha nas laudas, em um total de 10 linhas, e devem ser entregues à comissão até o dia 21 de agosto.

A programação detalhada do Congresso será divulgada nas próximas semanas.

Acesse e baixe aqui o Regulamento do X Congresso Estadual do CPERS

Notícias relacionadas