Coletivo dos Aposentados do CPERS planeja atividades para o ano de 2016


IMG_7165

Nesta quinta-feira, dia 17, o CPERS realizou o Coletivo dos Aposentados reunindo representantes dos 42 Núcleos do Sindicato. O encontro, realizado na sede da entidade,  foi organizado pela diretora do Departamento dos Aposentados do CPERS, Glaci Weber e pela diretora do Departamento de Cultura, Alda Bastos Souza, e tem como objetivo promover a integração entre os educadores, atualizá-los quanto aos seus direitos e incentivá-los a continuar a luta pelos direitos da categoria.
Na abertura do encontro a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, parabenizou os aposentados e destacou que no ano de 2015 ocorreram muitas lutas, mas que esse ano será ainda mais dura a batalha. “Estamos sobre o ataque do governo Sartori, onde temos PLs na Assembleia Legislativa que nos atacam como o PL 44, o qual entrega nossas escolas à privatização”, afirmou.
Helenir também destacou o importante momento pelo qual passa a política brasileira e destacou que a luta pelos direitos da categoria é importante, mas ter um país livre para os seus netos e a sociedade também é imprescindível.
Glaci destacou o importante papel dos aposentados no Sindicato e a força que representam para a categoria. “Os aposentados são diferenciados. Nós não estamos mais nas escolas, mas isso não significa que perdemos o vínculo com a luta. Pelo contrário, os aposentados são os mais participativos em nossas mobilizações, pois já enfrentaram muitos governos para garantir nossos direitos”, destacou.
O aposentados receberam orientações e informações da assessoria jurídica do CPERS, através do advogado Marcelo Fagundes, que falou sobre os PLs que estão na Assembleia Legislativa e de ações jurídicas que se encontram em tramitação. Além das explicações, o público teve a oportunidade de tirar dúvidas referentes aos seus direitos.
Durante o encontro também foram planejadas as atividades dos aposentados do CPERS para o ano de 2016.

 Aposentados avaliam o Encontro e pedem mais união
Durante o encontro, os aposentados avaliaram os Encontros realizados no ano passado, em seus Núcleos, e também analisaram a situação dos educadores  em suas cidades.
“Se não nos unirmos e dermos as mãos nesse momento, estamos indo para o pior momento já enfrentado pela categoria. Se olharmos a história dos 70 anos de luta do CPERS vemos que nós mulheres somos a maioria e as protagonistas das lutas. Precisamos continuar a luta, visitar as escolas e puxar os novos aposentados para virem conosco”, afirmou a aposentada representante do 10º Núcleo –Santa Rosa, Glaci Paulina Krann.
“Quero parabenizar a Glaci pelo encontro, pois é um momento de troca que temos para unir mais a categoria”, declarou a aposentada representante do 30º Núcleo- Vacaria, Maria Elisa da Luz.
“Estou encantada, foi a primeira vez que fiquei no alojamento do CPERS. Estou iguala uma criança, muito feliz por estar participando desse momento. Esse é um espaço onde podemos falar e trocar informações. Apesar de ter outras atividades, vejo e sinto que trabalhando 32 anos no Magistério a minha vida está aqui lutando pelos nossos direitos”, desabafou a aposentada e representante do 33º Núcleo – São Luiz Gonzaga,  Maria Helena Stegleder.
“A pouco tinha me aposentado e pensei que cairia no esquecimento, mas tive a grata satisfação de ser convidada para participar de uma chapa para ser representante do meu Núcleo. Também tive o prazer de participar do Encontro dos aposentados e das Caravanas da Educação no ano passado. Tudo isso que o CPERS faz comparo com um tratamento medicinal para o corpo, onde nos dá saúde e força para lutarmos”, declarou a aposentada representante do 13º Núcleo – Osório. Marlene Scherer.

IMG_7190

Notícias relacionadas