Cartilha orienta para o retorno de famílias desabrigadas pelas enchentes no RS


Um grupo de estudantes da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) lançou a Cartilha do Recomeço Rio Grande-RS.

Destinado a pessoas desalojadas ou desabrigadas, o material oferece orientações sobre como agir após eventos climáticos extremos e como proceder durante o retorno às suas residências.

>> Baixe o material aqui

Em formato de folder, a Cartilha do Recomeço foi adaptada de um documento divulgado no último dia 13 de maio pela Delta Global e Unisinos. A produção contou com a participação dos estudantes Laís Werneck de Azevedo, Marcos Danilo Rojas Medina, Mariana Manfredi e Rafaelly de Lara Niada.

O trabalho é dividido em cinco capítulos, que são:

  1. Retorno para Casa: aborda questões de segurança, alimentação, contatos com a Defesa Civil, dicas de limpeza e avaliação de móveis e objetos.
  2. Aspectos Financeiros: trata de benefícios como Bolsa Família, Saque Calamidade FGTS, antecipação do benefício previdenciário e outros programas governamentais.
  3. Seguros: cobre seguros para carros, motos e danos físicos ao imóvel.
  4. Aspectos Individuais: inclui informações sobre a obtenção de segunda via de documentos perdidos, substituição de óculos de grau e outros itens pessoais.
  5. Aspectos Residenciais: discute aluguel, imóveis atingidos, solicitação ou oferecimento de ajuda para recuperação dos lares e conserto de eletrodomésticos.

 

Notícias relacionadas