#CaravanaDoCPERS2025 visita escolas dos núcleos de Bagé, Alegrete e São Luiz Gonzaga


A #CaravanaDoCPERS2025 desembarcou, nesta quarta-feira (19), nos núcleos de Bagé (17º), Alegrete (19º) e São Luiz Gonzaga (33º). Debater a luta, mobilizar a base, dialogar com a comunidade escolar, escutar as demandas das educadoras e educadores e expor a difícil realidade vivida nas instituições de ensino são alguns dos objetivos da Caravana que percorrerá os 42 núcleos do Sindicato.

Nas visitas às escolas e durante as entrevistas nos meios de comunicação, as(os) dirigentes estaduais e regionais, além de denunciar a constante desvalorização das(os) educadoras(es) e da educação pública gaúcha pelo governo Eduardo Leite (PSDB), também mobilizam a categoria para a Assembleia Geral do Sindicato, marcada para o dia 11 de abril.

“Estamos nessa caravana visitando as escolas dos 42 núcleos do CPERS, para conversar, nos preparar e mobilizar os colegas para a nossa Assembleia Geral. Nessa Assembleia, vamos tirar as diretrizes e estratégias de luta para o próximo período, por isso, é tão importante a participação de todas e todos”, conclamou a secretária-geral do Sindicato, Suzana Lauermann.

A diretora da entidade, Sandra Santos, explicou os retrocessos para a educação pública gaúcha através das Parcerias Público-Privadas (PPPs): “A privatização destrói a escola pública e abandona quem mais precisa. Quando o governo entrega a educação para a iniciativa privada, ele não está melhorando nada – está tirando o direito de milhares de crianças e jovens de terem um futuro digno. Educação não é mercadoria, é um direito! E nós vamos resistir, porque sem escola pública não há justiça social!”

Celso Adalberto, diretor do CPERS, ressaltou a luta do Sindicato por valorização e concurso público para as(os) educadoras(es). “Queremos também melhores condições de trabalho para os contratados, que hoje são maioria no estado. Sabemos que muitos de vocês trabalham em duas ou três escolas e resolver essa questão é importante para nós. Seguiremos na luta por concurso público, melhores condições de trabalho e salário digno para todos e todas. ”

O diretor Leonardo Preto destacou a relevância do CPERS, que em abril deste ano completará 80 anos de luta pelos direitos das(os) professoras(es) e funcionárias(os) de escola, além da importância das(os) educadoras(es) se associarem à entidade. “A luta só acontece no chão da escola e com todos e todas juntos”, afirmou.

Alegrete: abandono e descaso nas escolas da região

Em Alegrete (19º Núcleo), as diretoras Sandra Régio e Sandra Santos, além do diretor Amauri da Rosa, integraram a equipe da Direção Central, juntamente com o diretor-geral do Núcleo, Vanderlei Silveira de Paula. Os membros da direção regional, Tânia Regina de Souza Dias, Danilo Gomes Couto, Maria Elvira Cardoso Bueno e do Conselho Regional do Núcleo, Rosane Grisa, Albina Loiola, Lídia Corinta, Maria Neli e Dilza Paim, também acompanharam as visitas na região.

Na visita ao IE de Educação Oswaldo Aranha, fica evidente o descaso do governo Eduardo Leite (PSDB): prédios deteriorados, salas interditadas, infiltrações que fazem a água escorrer pelas paredes e parquetes apodrecidos. Quando chove, algumas salas se tornam intransitáveis, alagadas pela falta de manutenção. A biblioteca, que abriga um dos maiores acervos bibliográficos de Alegrete, está fechada, sem bibliotecária para atender estudantes.

A EEEF Farroupilha, localizada no bairro Vera Cruz, em Alegrete, vem enfrentando uma série de problemas estruturais que têm impactado o ambiente de trabalho e o bem-estar de suas educadoras(es) e alunas(os). Com infraestrutura precária, a instituição lida com questões como banheiros entupidos, fiação elétrica antiga e carência de ar-condicionado nas salas de aula, agravada por constantes quedas de energia devido ao sistema elétrico inadequado.

Apesar de um engenheiro ter sido chamado para avaliar os problemas, até o momento nenhuma solução concreta foi implementada. A demora na resolução dessas questões tem gerado frustração entre trabalhadoras(es) da educação.

No Colégio Emílio Zuñeda foram destacados problemas críticos na infraestrutura precária da rede elétrica da escola, que é muito antiga e não suporta a instalação de ar-condicionado. Com as altas temperaturas, torna-se quase impossível trabalhar em condições adequadas.

Ainda na região de Alegrete, a Caravana marcou presença nas seguintes instituições estaduais: IEE Oswaldo Aranha, EEEB Dr. Lauro Dornelles, EEEF Freitas Valle, EEEF Gaspar Martins, EEEF Farroupilha, CE Emílio Zuñeda, EEEB Dr. Lauro Dornelles, EEEF Eduardo Vargas, EEEF Salgado Filho e EEEF Tancredo de Almeida Neves, EEEF Marquês D’Alegrete e EEEM Demétrio Ribeiro, EEEF Ecilda Alves Paim, EEEM Dr. Romário Araújo de Oliveira e EEEM Jose Bonifácio.

São Luiz Gonzaga: escolas pedem socorro

No 33° Núcleo (São Luiz Gonzaga), a Direção Central foi representada por Celso Dalberto, Sandra Silveira e Leandro Wesz Parise, juntamente com a diretora-geral do Núcleo, Tania Celeste Batista Marchi, e os membros da direção regional: Viviani Beatriz Cattelan, Ilara Maria Culpo, Delci Maria Griebeler Hendges e Eni Araújo Malgarim.

A EEEB Maria Seggiaro Hoffmann, em São Nicolau (região de abrangência do Núcleo), está sem telhado e energia enérgica no prédio principal da escola desde 19 de setembro de 2024, quando ocorreu um temporal na região. Em consequência das salas estarem destelhadas, ocorrem infiltrações no piso e nas paredes. Devido ao problema, as(os) estudantes estão em salas de aulas improvisadas nos prédios em anexo à escola.

No IE Rui Barbosa, todas as 24 salas de aula são climatizadas, mas somente três equipamentos de ar-condicionado podem ser ligados simultaneamente. Se ligar mais, sobrecarrega a energia, provocando risco de incêndio.

Já a ETE Cruzeiro do Sul foi destelhada em julho de 2024 e até hoje ainda não foi concluída a obra de reparo. A comunidade escolar precisou se unir para resolver parte do problema.

O IEE Professor Osmar Poppe, a EEEM São Luiz, EEEF João Aloísio Braun, a EEEM Gustavo Langsch Polivalente e o CE Tolentina Barcelos Gonçalves, em Santo Antônio das Missões, foram as demais escolas que receberam a visita dos representantes do Sindicato na região.

Bagé reforça importância da unidade para a luta

No 17º Núcleo (Bagé), a Direção Central foi representada pela secretária-geral, Suzana Lauermann, e as(os) diretoras(es) Juçara Borges, Vera Lessês e Leonardo Preto. A diretora-geral do 17º Núcleo, Ana Lucia Xavier Cabral, e a tesoureira, Denise dos Santos Souza, acompanharam as visitas.

Durante as visitas, as dirigentes estaduais e regionais ouviram as demandas da categoria e mobilizaram para as próximas agendas de luta por dignidade e respeito. O que mais se constatou nas escolas da região foram redes elétricas defasadas, que não suportam a demanda do calor excessivo, além da falta de recursos humanos nas escolas.

Ao fim da tarde, o Núcleo realizou uma plenária com funcionárias(os) de escola, da ativa e aposentadas(os), na sede do Núcleo, que reuniu todas(os) as(os) dirigentes da Direção Central que estavam na região. Durante a atividade, as(os) presentes debateram as principais pautas de reivindicação do Sindicato, reforçando a unidade para a luta.

Os grupos percorreram as seguintes escolas da região de Bagé: EEEB Professor Justino Costa Quintana, EEEM Silveira Martins, EEEM Dr. Carlos Antônio Kluwe, CE Professor Waldemar Amoretty Machado, EEEM Dr. Luiz Mercio Teixeira em Bagé e EEEM Nossa Senhora do Patrocínio, IEE Bernardino Ângelo, EEEF Urbano das Chagas, EEEF Heloisa Lousada localizadas em Dom Pedrito (município de abrangência do 17 Núcleo).

A Caravana do CPERS continua na estrada! Nesta quinta-feira (20) as visitas às escolas ocorrerão nos núcleos de Rio Grande (6º), São Gabriel (41º) e Santiago (29º).

> Confira a lista das escolas visitadas nesta quarta-feira (19):

>> Bagé (17º Núcleo): 

EEEM Silveira Martins
EEEM Dr. Carlos Antônio Kluwe
CE Professor Waldemar Amoretty Machado
EEEM Dr. Luiz Mercio Teixeira
EEEM Nossa Senhora do Patrocínio
IEE Bernardino Ângelo
EEEF Urbano das Chagas
EEEF Heloisa Lousada
EEEB Professor Justino Costa Quintana 

>> Alegrete (19º Núcleo):

IEE Oswaldo Aranha
EEEB Dr. Lauro Dornelles
EEEF Freitas Valle
EEEF Gaspar Martins
EEEF Farroupilha
CE Emílio Zuñeda
EEEB Dr. Lauro Dornelles
EEEF Eduardo Vargas
EEEF Salgado Filho
EEEF Tancredo de Almeida Neves
EEEF Marquês D’Alegrete
EEEM Demétrio Ribeiro
EEEF Ecilda Alves Paim
EEEM Dr. Romário Araújo de Oliveira
EEEM Jose Bonifácio

>> São Luiz Gonzaga (33º Núcleo):

IE Rui Barbosa
ETE Cruzeiro do Sul
IEE Professor Osmar Poppe
EEEM São Luiz
EEEF João Aloísio Braun
EEEM Gustavo Langsch Polivalente
EEEB Maria Seggiaro Hoffmann
CE Tolentina Barcelos Gonçalves

> Confira mais fotos das visitas:  

Notícias relacionadas

Na manhã desta quinta-feira (24), representantes de diversas entidades que …

24/04/2025

Na tarde desta quarta-feira (23), o Departamento Intersindical de Estatística …

O CPERS expressa solidariedade à greve convocada pelos sindicatos de …