#CaravanaDaVerdade chega a Três de Maio e Carazinho para denunciar os ataques do governo


A #CaravanaDaVerdade segue firme e forte em seu giro ao encontro dos educadores(as) gaúchos.

Nesta quinta-feira (10), o CPERS percorreu escolas da região de Três de Maio (35º) e Carazinho (37º) para desmascarar o falso reajuste de 32% de Eduardo Leite (PSDB), exigir respeito e salário digno para toda a categoria e escancarar os ataques do governo com a educação pública.

Além de debater, mobilizar e ouvir os educadores(as), dirigentes do Sindicato, acompanhados por representantes dos núcleos, denunciaram as mentiras de Leite para a sociedade em rádios locais.

“Muita gente dizendo ‘mas vocês ganharam 32% e seguem reclamando?’ A sociedade precisa conhecer as mentiras de Eduardo Leite. Além de não conceder reajuste linear para toda a categoria, o governador excluiu do projeto de reajuste funcionários e aposentados sem paridade. Chega de fazer marketing mentindo que concedeu 32% de reajuste quando a categoria está na miséria!”, denunciou a presidente Helenir Aguiar Schürer, durante entrevista para a Rádio Colonial, em Três de Maio.

Em visita à EEEB Barão do Rio Branco, em Boa Vista do Buricá, a tesoureira Rosane Zan destacou que a Caravana alerta também para outros ataques além do saque ao salário dos educadores(as).

“Além da nossa questão salarial, estamos alertando também sobre a reforma do Ensino Médio, a militarização e o projeto em curso de sucateamento da educação pública”, explicou.

Novo Ensino Médio e os prejuízos para a educação

O novo Ensino Médio está sendo implantado de qualquer jeito em escolas piloto do Rio Grande do Sul. Não há formação e nem respeito com os educadores(as) e os alunos(as). 

“Eu me sinto uma cobaia que está em meio a um experimento. Só nos jogaram esse novo Ensino Médio e estamos sem entender nada. Não sabemos nem o que estudar. Meu sonho é cursar Artes Cênicas em uma faculdade federal e agora retiraram a disciplina de Artes. Fiquei muito decepcionada”, desabafa a estudante do primeiro ano, Ana Paula Oliveira, da EEEM Érico Veríssimo, de Carazinho.

Os professores(as) têm que se virar como podem para dar conta desta nova perspectiva de ensino. No fim, quem perde é a própria sociedade, com o aprofundamento do desmonte em um viés privatista e de mercado que amplia as desigualdades educacionais.

 

“Como professora de uma escola piloto do novo Ensino Médio percebemos claramente a falta de formação dos professores. Não tínhamos nenhum norte”, enfatizou a professora de português, Jocelene Trentini Rebeschini, da EEEM Ernesta Nunes, de Carazinho.

Encontro com aposentados debate direitos e a luta

Na agenda do dia, os núcleos de Três de Maio (35º) e Carazinho (37º) realizaram encontros com aposentados(as) para debater sobre o confisco do salário e cerrar fileiras em defesa da educação.

Vale destacar que a ação do CPERS junto a outras entidades, que questiona a constitucionalidade do desconto previdenciário dos aposentados(as), segue na Justiça. Em janeiro, ocorreria o julgamento, pelo TJRS, mas a tramitação da ação foi suspensa pelo STF, a pedido do governador, e acolhida pelo ministro Alexandre de Moraes.

“Esse sindicato nos enriquece, nos dignifica, porque a luta do CPERS é pela dignidade humana, pelo respeito. Pelo respeito de não só nós educadores, mas aos alunos, aos pais que também são trabalhadores e precisam de uma escola pública de qualidade”, afirmou Noeli Lutz Machado, aposentada que atuou há 30 anos no magistério, durante a plenária do núcleo de Carazinho (37º).

Para o 1º vice-presidente, Alex Saratt, a Caravana é extremamente produtiva não apenas para desmascarar as mentiras de Eduardo Leite (PSDB) e Bolsonaro (PL), mas também para mobilizar a categoria para derrotar governos que massacram os trabalhadores(as).

“Saímos fortalecidos para a luta com a receptividade e o entendimento da categoria quanto às mentiras de Leite e às políticas do governo Bolsonaro. Dentro desse espírito, vamos construir e fortalecer essas resistências a essas políticas e alcançar a vitória”, asseverou Alex.

A #CaravanaDaVerdade também contou com a presença dos diretores Cássio Ritter, Vera Lessês e Glaci Weber, e a secretária-geral Suzana Lauermann. 

Amanhã, o CPERS percorre cidades que abrangem os núcleos de Três Passos (27º) e Passo Fundo (7º). Clique aqui para conferir o roteiro completo e acompanhe as nossas redes para mais informações!

Escolas visitadas nesta quarta-feira (9):

>> Região de Três de Maio (35º)
IEE Cardeal Pacelli, Três de Maio
EEEB Barão do Rio Branco, Boa Vista do Buricá
EEEB São Martinho, São Martinho
EEEB Amélio Fagundes, Independência
EEEF Senador Senador Alberto Pasqualini, Três de Maio
EEEM Castelo Branco, Três de Maio

>> Região de Carazinho (37º)

EEEM Marquês de Caravelas, Carazinho
EEEM Cônego João Batista Sorg, Carazinho
EEEF Princesa Isabel
EEEF Dr. Alfredo D’More, Carazinho
EEEF Carlinda de Britto, Carazinho
EEEB Érico Veríssimo, Carazinho
EEEM Ernesta Nunes, Carazinho
EEEM Paulo Fronti, Carazinho
EEPROCAR, Carazinho
EEEM Armindo Edwino Schwengber, Colorado
IEE São Francisco Solano, Não Me Toque
EEEB Alfredo Ferrari, Saldanha Marinho

 

           

Notícias relacionadas