Caravana em Ijuí tem grande mobilização da categoria


23/06/2015 IJUÍ/ RS /BRASIL Caravana Estadual Na Luta Pela Educação Pública      Foto: Caco Argemi/CPERS
 Caco Argemi/CPERS

A Caravana do CPERS – na luta pela educação pública visitou, hoje, o município de Ijuí (31ºNúcleo). Representantes do Sindicato visitaram escolas da cidade e dos municípios vizinhos como Augusto Pestana, Ajuricaba, Joia e Catuípe para orientar a categoria a estar mobilizada e unida para enfrentar os constantes ataques do governo contra direitos históricos de professores e funcionários de escola.
No município de Panambi foi realizada uma plenária pela manhã com quase 200 educadores.
Durante a tarde, centenas de professores e funcionários de escola participaram da plenária e da assembleia regional do Núcleo, realizadas no Sindicato dos Comerciários. A emoção marcou o início da atividade, com todos cantando o hino da categoria. No encontro, os educadores puderam esclarecer dúvidas e sugerir propostas, além de trazer a análise dos debates feitos em suas escolas.
“Foi em uma visita aqui em Ijuí que me falaram: Por que tu não te candidatas a presidência do CPERS? E hoje estou aqui, buscando os nossos direitos junto a base da nossa categoria”, lembrou, emocionada, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, na abertura da plenária.
Teresinha Mello, diretora do 31ºNúcleo, lembrou aos educadores a importância de todos estarem unidos e mobilizados neste momento. “Temos que nos unir, cada vez mais, para continuar a luta pelo Piso, por um IPE de qualidade e por uma educação mais justa”, concluiu.
A ex-diretora de Núcleo e atual tesoureira da Direção Central do CPERS, Ida Irma Dettmer, reforçou a importância das ações de mobilização contra os projetos de lei e o anteprojeto do IPE, que representam perdas significativas para o Magistério público. “Quando esses projetos entrarem em votação temos que nos mobilizarmos e irmos para a Assembleia para pressionar os deputados para que votem contra e, assim, não permitam nenhum retrocesso em nossas conquistas”, ressaltou.

União e mobilização para impedir retrocessos

“Nosso Plano de Carreira tem com 41 anos. Lembro-me bem da nossa luta para conquistá-lo. Não conheço outro jeito de ganhar a luta, se não lutando. Não podemos deixar que nos tirem esse direito”, declarou a professora aposentada, Maria Romi Nachtigall, que participou, em 1974, da mobilização que conquistou o Plano de Carreira do Magistério.
Após a plenária, os educadores saíram em caminhada pelas principais ruas de Ijuí, que culminou em ato em frente a 36ª Coordenadoria Regional da Educação e a Agência Regional do IPERGS, onde foi realizado um apitaço.
“Agora, nosso dever de casa é multiplicar o que vivenciamos hoje, juntos e mobilizados. Temos de dizer aos nossos colegas que não estavam presentes que cada um de nós é importante na luta e que ninguém ocupa o lugar deles”, afirmou Helenir ao final do ato.
Nesta quarta-feira, dia 24, a Caravana estará chegando em Cruz Alta, onde estão previstas atividades com a categoria.

23/06/2015 IJUÍ/ RS /BRASIL Caravana Estadual Na Luta Pela Educação Pública      Foto: Caco Argemi/CPERS
Caco Argemi/CPERS

Notícias relacionadas