Caravana do CPERS reforça mobilização após exclusão de parte da categoria do reajuste


Nesta quarta-feira (25), o CPERS chegou à 4ª semana da Caravana em Defesa da Escola Pública e da Democracia, reafirmando, em cada território, a importância da mobilização coletiva diante dos desafios enfrentados pela educação pública. Nos núcleos de Bagé (17º) e Frederico Westphalen (26º), a Direção Central percorreu escolas, concedeu entrevistas a veículos de comunicação locais e dialogou com a comunidade escolar, fortalecendo o debate em defesa dos direitos das(os) educadoras(es) e do ensino público gaúcho.

Em razão da 1ª Conferência Internacional Antifascista, que ocorre entre os dias 26 e 29 de março, em Porto Alegre, a Caravana teve sua agenda reduzida nesta semana. Ainda assim, as atividades mantiveram o foco na denúncia do desmonte das políticas educacionais e na defesa de direitos historicamente conquistados pela categoria.

Após a aprovação do PL 38/2026  pela base aliada do governo Eduardo Leite (PSD), na terça-feira (24), a valorização salarial continuou como centro do debate. O PL, embora represente avanço ao assegurar o reajuste do piso, não contempla de forma justa o conjunto das(os) trabalhadoras(es) da educação. As(os) dirigentes do Sindicato dialogaram com professoras(es) e funcionárias(os), esclarecendo os desdobramentos da votação e reforçando a necessidade de um reajuste linear, que respeite todas(os), da ativa e aposentadas(os), com e sem paridade.

Durante uma das agendas em Frederico Westphalen (26º), a diretora do CPERS, Joara Dutra, destacou o esforço de mobilização das últimas semanas: “Até ontem de manhã, estávamos dialogando e pressionando os deputados da base aliada do governo para que incluíssem funcionários e aposentados no reajuste de 5,4%. E eles não votaram na emenda que garantia isso. Mais uma vez ,o governo Leite faz isso conosco”.

O reajuste de 5,4% do Piso do Magistério Público, de acordo com a MP do governo Lula (PT), foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. No entanto, a emenda que previa a extensão do índice para funcionárias(os) de escola e aposentadas(os) sem paridade ou com parcela de irredutibilidade foi rejeitada pela base aliada do governo Eduardo Leite (PSD), evidenciando o projeto de desvalorização em curso na gestão de Leite (PSD).

É nesse contexto que a Caravana reafirma sua relevância. Ao ouvir a base e fortalecer a organização coletiva, o Sindicato constrói condições para enfrentar esse projeto e defender uma educação pública, democrática e de qualidade. Nas escolas, o sentimento predominante é de indignação diante de mais um ataque aos direitos da categoria.

Para a diretora do CPERS, Andrea da Rosa, a decisão aprofunda o desânimo e contribui para fragmentar a categoria: “De um modo geral, a categoria ficou desapontada e frustrada por não ter sido reconhecida como um todo, já que uma parte significativa ficou de fora do reajuste”. O relato expressa a sensação de injustiça vivida nas escolas e reforça a necessidade de unidade para enfrentar esse cenário.

Representando a Direção Central do CPERS, estiveram no 17º Núcleo (Bagé) a diretora Andrea da Rosa e os diretores Elbe Belardinelli e Luiz Henrique Becker. Já em Frederico Westphalen (26º), participaram as diretoras Joara Dutra, Sandra Regio, Sandra Silveira, Vera Lessês e o diretor Guilherme Bourscheid. Em todos os roteiros, representantes dos núcleos acompanharam as atividades.

Diante de mais esse ataque, a resposta da categoria não pode ser o recuo. É na organização coletiva, na mobilização e na construção de unidade que a categoria encontra força para resistir e avançar. A Caravana segue cumprindo esse papel: escutar, mobilizar e fortalecer a luta, na certeza de que defender a educação pública é também defender um futuro mais justo para toda a classe trabalhadora.

>> Escolas visitadas nesta quarta-feira (25): 

> Escolas visitadas no 17º Núcleo (Bagé):

> Bagé:
EEEM Farroupilha
EEEM Prof° Justino C. Quintana
EEEF Dr. Arnaldo Faria
EEEF Julinha Costa Taborda
EEEM DR. Luis Mércio Teixeira
EEEM Frei Plácido
EEEM Silveira Martins
EEEM José Gomes Filho
CE Professor Waldemar Amoretty Machado
EEEM Dr. Carlos Antônio Kluwe

>> Escolas visitadas no 26º Núcleo (Frederico Westphalen):

> Frederico Westphalen:
EEEF Conselheiro Edgar Marques Mattos
EEEF Afonso Pena
EEEB Sepé Tiaraju
EET José Canellas
NEEJA – Aprendendo a Aprender
EEEM Cardeal Roncalli

> Caiçara:
EEEF Caiçara

> Iraí:
IEE Visconde de Taunay

> Palmitinho:
IEE 22 de Maio
EEEF Olavo Bilac

> Taquaruçu do Sul:
EEEB José Zanatta

> Rodeio Bonito:
EEEF José André Acadrolli
EEEM Danilo Irineu Daris

> Cristal do Sul:
EEEM Mathias Balduino Huppes

> Erval Seco:
EEEM Olivia de Paula Falcão

> Seberi:
EEEF Alfredo Westphalen
IEE Madre Tereza

> Planalto:
IEE Padre Vitório
EEEF Bom Pastor

> Ametista do Sul:
EEEM São Gabriel

Notícias relacionadas

Em breve!  Clique aqui para mais informações sobre o XII …

24/03/2026

Em breve!  Clique aqui para mais informações sobre o XII …

Na tarde desta terça-feira (24), o Projeto de Lei 38/2026, …