O 41º Núcleo – São Gabriel recebeu nesta quinta-feira, dia 02, a Caravana do CPERS – na luta pela Educação Pública. As escolas da região que paralisaram parcialmente suas atividades receberam a visita dos representantes da Direção Central do Sindicato e dos Núcleos que fazem parte da Caravana. O diálogo com professores e funcionários de escolas está sendo o grande ponto da Caravana, pois possibilita um momento de reflexão, troca e aprendizagem junto à categoria.
A tarde foi marcada pela mobilização dos educadores que se reuniram, às 16h, na escola XV de Novembro. O momento foi de dialogar e ouvir a base para decidir os próximos rumos que os educadores irão tomar na defesa dos seus direitos.
Uma história de conquistas e mobilizações
O diretor do 41º Núcleo, Pedro Moreira, relembrou conquistas históricas, através de mobilizações e greves do Magistério. “A Caravana está construindo e mobilizando a categoria para a greve, caso o governo não garanta nossas reivindicações. Todas as nossas conquistas foram adquiridas através de muita luta. O nosso atual governo só ameaça e tira nossos direitos. Não podemos mais trabalhar por miséria e migalhas. Temos que continuar nossa luta rumo à vitória” concluiu.
Na plenária, os educadores emocionaram-se ao presenciarem a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, lembrar dos seus 32 anos de Magistério e das lutas que presenciou no Sindicato. “Quanto mais batem na educação pública e em nós educadores, mais chegam jovens com o sonho de ser professor, para a luta (referindo-se a turma de estudantes do curso de Magistério, presentes na plenária). Tenham orgulho de ser professor. Educar é estar apaixonado pela profissão. Eu não vou permitir que nenhum governo tire o meu sonho de ver a nossa categoria reconhecida como merece. O Sartori ainda não viu a garra da nossa categoria e a força que vamos mostrar nas ruas”, afirmou.
A caminhada dos educadores percorreu as ruas de São Gabriel até a agência do IPE, onde foram feitos os protestos contra o anteprojeto do IPE que esta na Assembleia Legislativa com mudanças que contrariam os direitos do Magistério, como a cobrança de 5% para cada dependente, a ampliação do plano de saúde para prefeituras, câmaras e autarquias municipais, além do pagamento de internação hospitalar.
A Caravana do CPERS continua semana que vem, mobilizando e orientando a categoria. Os Núcleos visitados serão: 07/08: 27º Núcleo – Três Passos, 08/07: 40º Núcleo –Palmeira das Missões e 09/07: 26º Núcleo – Frederico Westphalen.