Caravana da Educação visita 100% das escolas do 35° Núcleo- Três de Maio


25/11/2015  TRÊS DE MAIO/ RS /BRASIL: Caravana Estadual na Luta pela Educação Pública      Foto: Caco Argemi/CPERS
Caco Argemi/CPERS

Nesta quarta-feira, dia 25, o 35° Núcleo – Três de Maios recebeu a Caravana do CPERS – na Luta pela Educação Pública. A Direção Central do CPERS e educadores de vários Núcleos do Sindicato visitaram 100% das escolas dos municípios de Três de Maio, Horizontina, Dr. Mauricio Cardoso, Alegria, Boa Vista do Buricá, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Independência e São Martinho. Em cada escola onde a Caravana passa professores e funcionários de escola são informados sobre o cenário atual de desrespeito e ataques contra os servidores estaduais, o serviço público e a sociedade gaúcha. Além de serem alertados sobre as novas manobras do governo e a importância da categoria manter-se unida e mobilizada. O vice-presidente do CPERS, Luiz Veronezi, salientou a postura do governo Sartori que insiste em dizer que o Estado está em crise, mas não faz nada para mudar a situação a não ser atacar os servidores: “Dinheiro o Estado tem, o problema é que prioriza os gastos com a sua cúpula, com o aumento de salários e novos cargos. E ainda nos ataca, tentando retirar os nossos direitos” concluiu. Veronezi, que também lembrou da declaração do secretário da Fazenda, Giovani Feltes, ao programa Gaúcha Atualidade, nesta terça-feira, dia 24, onde ele reafirmou que o governo não tem dinheiro para o pagamento do 13º dos servidores públicos e que esses terão que pedir empréstimo no Banrisul e arcar com os juros do empréstimo. “Nós não vamos permitir mais esse desrespeito com a nossa categoria”, afirmou.

Um sindicato que luta pelos anseios da categoria
“A nossa força é a nossa unidade. Se nós não lutamos nossa situação ficará muito pior, só perderemos. A nossa Caravana é para construir a mobilização junto com a base. Estamos ouvindo a nossa base para ver como querem fazer a luta. O Sindicato somos todos nós”, afirmou o diretor do CPERS, Enio Manica.  A diretora do 35° Núcleo, Vera Maria Lessês, completou ressaltando a importância da união dos educadores. “O CPERS só irá fortalecer-se quando nós, educadores, fortalecermos nossa luta. Na luta ninguém ocupa o nosso lugar, temos que estar lá, todos juntos e unidos”, afirmou.
Durante a visita à Escola Estadual de Ensino Fundamental São Francisco, a vice-diretora Irlete Mireski Dockhonn, informou aos educadores presentes uma grande noticia. “A nossa escola não será mais unificada com Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Glória Veronese – CIEP, acabamos de receber a noticia da Secretaria de Educação do Estado. E tudo isso foi graças a nossa mobilização com a comunidade e a ajuda do CPERS. A direção Central do CPERS e a assessoria jurídica do Sindicato reuniram-se com o secretário de Educação, Vieira da Cunha, na última sexta-feira, reivindicando pela nossa escola. O apoio do Sindicato foi determinante para que nossa escola não fosse atacada. Muito obrigada”, afirmou. Os professores da escola comemoraram a boa notícia.
A Caravana do CPERS continua visitando os Núcleos do Sindicato na próxima semana. Na quarta-feira, dia 02, estará em Vacaria e na quinta-feira, dia 03, em Soledade.

VEJA MAIS FOTOS AQUI

Notícias relacionadas