BOLETIM DE GREVE, 05 DE OUTUBRO


No segundo dia da Caravana de Mobilização, o Comando de Greve do CPERS visitou escolas da região dos Núcleos de Alegrete (19º), Três de Maio (35º) e Carazinho (37º).
Nos três roteiros realizados pelo Comando de Greve do CPERS e pelos educadores dos Núcleos visitados e de outros Núcleos do Sindicato, foi destacada, em plenárias e reuniões com a categoria e a comunidade escolar a importância da categoria fortalecer ainda mais a mobilização em todo o Estado para barrar os ataques e ameaças do governo Sartori.
Hoje, a Greve da categoria completa um mês e segue mobilizando, a cada dia, mais professores e funcionários de escola que exigem respeito ao direito constitucional de receberem em dia e de forma integral seus salários e 13º.
Neste mês, apenas 19,78% da categoria teve sua remuneração paga integralmente no último dia do mês. Os demais professores e funcionários de escola continuam aguardando o pagamento de seus salários.
O pagamento dos juros, anunciado pelo governo, tem como base os juros da poupança. Ou seja, não cobrem os juros de mercado, já pagos por todos os educadores.
É urgente que o governo Sartori apresente propostas concretas às exigências da categoria para que o ano letivo seja encerrado. Está nas mãos do governo o encerramento da greve dos educadores.
A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, nas visitas às escolas, salientou que o governo Sartori (PMDB) tem um programa político de diminuição do Estado e ataque aos servidores. “A saída para a crise não é a venda das estatais como o governo propõe ou a renegociação da dívida. Desde fevereiro de 2015 estamos falando que a saída é o combate à sonegação de impostos. Até julho deste ano o Estado já perdeu 5 bilhões em sonegação e 9 bilhões em isenção fiscal, neste ano. O governo não tem atraso com nenhum fornecedor. Ele faz a escolha de penalizar os servidores do Executivo”, afirmou.
Nesta sexta-feira (06), a Caravana de Mobilização da Greve segue na estrada e estará visitando escolas do municípios de Ijuí, Uruguaiana e santo Ângelo.

Confira as escolas visitadas no segundo dia da Caravana e as atividades realizadas pelos Núcleos do CPERS:

Instituto Estadual Osvaldo Aranha, Alegrete:

-Escola Conego João Batista Sorg, em Carazinho, em greve:

-Comando de Greve conversou com professores e funcionários de escola da EEEM Júlia Biliar, no município de Chapada, 37° Núcleo – Carazinho:

–Caravana de Mobilização com educadores de Carazinho:

-Reunião com educadores da EEEM Almirante Tamandaré, de Almirante Tamandaré, 37° Núcleo – Carazinho:

-Visita do Comando de Greve aos educadores da EE Paulo Frontin, 37º Núcleo:

-Reunião com os educadores da escola Manuel Arruda, 37º Núcleo – Carazinho:

-Comando de Greve na Câmara de Vereadores de Alegrete:

-Audiência do Comando de Greve com coordenadora da 39ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE, Sandra Bandeira:

-EEEF Manuel Arruda Câmera, Carazinho:

 

-Escola Estadual de Educação Básica Manoel Viana, em Alegrete, está 100% em greve:

-35º Núcleo: reunião com professores, funcionários de escola e estudantes da  EEEM Amelio Fagundes, localizada no município de Independência:

-Reunião com professores e funcionários da EEEM Barão do Rio Branco de Boa Vista do Buricá:

-Reunião com professores, funcionários de escola e líderes de turmas da EEM Madre Madalena, localizada no município de São José do Inhacorá:

-Reunião com os professores do currículo e líderes de turmas dos alunos da escola EEEM Barão do Rio Branco:

-Ato de repúdio às ameaças do Governo em frente à 27ª CRE – Canoas, realizado hoje pela manhã:

-6º Núcleo: educadores realizaram panfleteação na Feira Livre que ocorre na Visconde de Paranaguá. A denúncia sobre o descaso do governo, através das panfleteações, ocorrem também neste sábado e domingo:

,

-Reunião com educadores de Soledade:

-Reunião professores e funcionários de escola EEEM São Martinho, de Soledade (35º Núcleo):

 

-Educadores realizaram ato na praça, em Santa Cruz do Sul, para denunciar à população o desrespeito do governo com os professores, funcionários de escola, estudantes e comunidade escolar:

-Ato em frente a Coordenadoria Regional de Educação de Cruz Alta – 11º Núcleo:

-Ato público em Santa Cruz do Sul – 18º Núcleo:

Veja as atividades realizadas pelos Núcleos do CPERS nesta quarta-feira (04):

-Passeata Luminosa em São Gabriel:

-Reunião com a categoria nas Escola Estadual Edmundo Roewer e Escola Ibirubá, localizadas no município de Ibirubá. Ambas estão em greve:

-Reunião com educadores da escola Barão Homem de Melo, município de Alto Alegre:

-Reunião com educadores da Escola João Ferrari, localizada no município de Campos Borges:

Notícias relacionadas