Bento Gonçalves realiza último Encontro Regional de Aposentados do ano


Com alegria e muita disposição para a luta, o 12° Núcleo do CPERS  realizou, na tarde desta quarta-feira (22), o último Encontro Regional de Aposentadas(os) de 2023. A tesoureira do CPERS, Rosane Zan, e a diretora, Juçara Borges, prestigiaram o evento.

Professoras(es) e funcionárias(os) aposentadas(os) reuniram-se, na sede do Núcleo, para receber informações jurídicas e sobre as mobilizações do Sindicato, além de muito entretenimento através da apresentação musical do Coral e do Grupo de Dança das educadoras aposentadas de Bento Gonçalves. O diretor do 12º Núcleo, Leonildo da Luz de Moura, conduziu o evento.

A tesoureira do CPERS, Rosane Zan, destacou a importância dos educadores(as) aposentados(as) nas lutas da categoria. “Esse encontro nos mostra a importância da participação das aposentadas e aposentados nas atividades sindicais. Vocês tornam o nosso Sindicato cada vez mais forte na luta pela valorização da educação pública”, afirmou.

A diretora do Departamento de Aposentados(as) do CPERS, Juçara Borges, ex-diretora do 12° Núcleo, relembrou que foi durante a sua gestão que o coral e o grupo de dança foram fundados. “A luta é dura, mas não precisa ser triste. Vocês são exemplo de como se faz a luta. São vocês aposentados que estão sempre na linha de frente dos nossos atos e mobilizações”, frisou.

A advogada Juliane Marchioro Leal, da Assessoria Jurídica do CPERS, escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, tirou dúvidas sobre os assuntos mais importantes para essa significativa parte da categoria, dando ênfase para o desconto da previdência.

Juliane destacou que, ainda em 2020, o Sindicato ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), junto com a União Gaúcha dos Servidores Públicos, a Ajuris, e outras entidades sindicais de servidores(as) estaduais pela suspensão do desconto para quem recebe abaixo do teto. Em junho de 2022 o julgamento teve início de forma online, mas foi interrompido a pedido do ministro Luiz Fux. Agora, a ação será julgada no plenário presencial, mas ainda sem data definida.

O encontro também marcou a última apresentação do ano do Coral e do Grupo de Danças do Núcleo, ambos formados exclusivamente por educadoras(as) aposentadas da região.

Notícias relacionadas