Banrisul prorroga prazo de consignados para servidores por 120 dias; CPERS já havia solicitado a suspensão ao banco


Na tarde desta sexta-feira (10), o Banrisul anunciou que prorrogará empréstimos descontados em folha do funcionalismo estadual. A medida vale para servidoras(es) do Executivo, Legislativo e Judiciário que tenham crédito consignado contratado.

Nesta quinta-feira (9), o CPERS enviou um ofício ao banco ressaltando que, em razão do estado de calamidade pública decretado em diversas regiões do Rio Grande do Sul, o Banrisul concedesse a carência às(aos) servidoras(es) estaduais por até 180 dias. 

>> Clique aqui para conferir a íntegra do documento.

A presidente do Sindicato, Helenir Aguiar Schürer, destaca que a ação é um alento para quem perdeu tanto. 

“Recebemos o anúncio do Banrisul e reforçamos que essa é uma luta do CPERS para dar um mínimo de alívio aos nossos colegas que perderam tudo e, em sua maioria, já estão muito endividados com o banco. Nosso pedido era que ele fosse estendido por mais tempo, mas esses 120 dias já serão uma ajuda, pelo menos até que esses servidores consigam ter uma certa estabilidade em suas finanças novamente”, frisa a presidente. 

No anúncio, o banco informa que a suspensão do pagamento das parcelas vai incidir nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2024 e as parcelas prorrogadas vão ser realocadas para o prazo final do contrato, acrescidas de mais quatro meses.

Em entrevista à GZH, o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, informou que a suspensão será estendida para todas(os) as(os) servidoras(es), mesmo que não tenham sido diretamente afetadas(os) pela catástrofe.

O processo de prorrogação será automático. Só precisa acessar o aplicativo do banco quem tem empréstimo consignado e não quiser a prorrogação. 

Hoje, durante uma coletiva de imprensa, o governo do Estado também anunciou a antecipação de metade do 13° salário, a previsão é que o valor seja disponibilizado no próximo mês. 

Ressaltamos que o CPERS está mobilizado e unindo esforços para solucionar os problemas emergenciais que afetam diretamente as(os) trabalhadoras(es) da educação e nossas(os) alunas(os) e seus familiares. É momento de união e solidariedade a todas e todos que perderam tanto com essa calamidade que poderia ter sido evitada. 

>> Acesse aqui a nota completa do Banrisul!

Notícias relacionadas

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2023 …

01/11/2024

A CNTE aprovou, nesta quinta-feira (31), o seu novo calendário …

O Ministério da Educação (MEC) fará uma prova única para …

A partir da implementação da Lei 13.415/2017, de Michel Temer …

31/10/2024