Aula Pública debate PEC 55 e Pacotão do Sartori na Praça da Matriz


aula-capa

Na tarde desta terça-feira, dia 06, educadores e demais servidores estaduais que estão em vigília na Praça da Matriz, no centro de Porto Alegre, participaram da Aula Pública com o tema PEC 55 e o Pacotão do Sartori. A atividade contou com os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Leonardo Segura Moraes e Cristina Viecili e o professor e economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE), André Scherer, que abordaram a PEC 55 (congela os investimentos por 20 anos na saúde e na educação) e o Pacote de Maldades do governo Sartori que tramita na Assembleia Legislativa desde o último dia 22.
Entre os Projetos de Lei que contemplam o Pacote de Maldades estão as propostas de 13º salário sem data limite, extinção da licença prêmio, novas regras para tempo de serviço e a retirada da remuneração de servidores cedidos para entidades sindicais. Além de acabar com 3 mil postos de trabalho, através da extinção de 9 Fundações (CIENTEC, FCP – TVE, FDRH, FEE, FEPAGRO, FEPPS, FIGTF, FZB E METROPLAN), uma Companhia (CORAG) e uma Autarquia (Superintendência de Portos e Hidrovias).
O Senado aprovou  o texto base da PEC 55 (antiga PEC 241), em primeira votação, na noite da terça-feira (29), por 61 votos a 14,  mas a PEC ainda passará por mais três sessões de discussão e mais uma votação.
Durante a aula pública os representantes das entidades sindicais expuseram os malefícios que trarão para os servidores, serviço público e a população gaúcha caso o pacote de maldades seja aprovado.

Notícias relacionadas

Desde 2015, a EEEM Almirante Barroso, localizada na Ilha da …

10/10/2024

Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a …

O CPERS, juntamente com as demais entidades que integram a …

09/10/2024