Seguindo a orientação do Comando de Greve do CPERS, educadores de todo o Estado realizam atos mais fortes envolvendo, inclusive, outros setores da sociedade como a Câmara de Vereadores.
Ontem pela manhã, educadores ligados ao 38º Núcleo ocuparam a 1ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE. Eles permaneceram no local até o final da tarde, quando receberam a confirmação do governo de realização de nova audiência com o Comando de Greve, na próxima segunda-feira, dia 13.
Alguns exemplos de mobilizações ocorreram em Pelotas e São Vicente onde os educadores realizaram fortes atos nas Câmaras de Vereadores para cobrar deles o compromisso com os professores, os funcionários de escola e a comunidade escolar. Os educadores afirmaram que realizarão campanha contra os vereadores que votarem a favor das iniciativas do governo que objetivam retirar direitos históricos da categoria e prejudicar a educação pública gaúcha.
Professores e funcionários de escola estão na quarta semana de greve sem que o governo, após três audiências, apresentasse uma proposta às reivindicações apresentadas desde que Sartori assumiu a administração do Estado.
Hoje a tarde a pressão contra o governo continua através do Ato Unificado Estadual entre os educadores e os estudantes.