Ato popular de posse de Edegar Pretto exalta a democracia e os direitos dos trabalhadores


31/01/2017 - PORTO ALEGRE, RS - Posse popular do deputado estadual Edegar Pretto (PT) na Praça da Matriz. Foto: Guilherme Santos/Sul21
Fotos: Guilherme Santos/Sul21

O povo voltou a ocupar a Praça da Matriz, no centro de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (31). O tradicional lugar de manifestações da sociedade gaúcha, que nos últimos meses foi ponto de resistência e de repressão por parte do governo Sartori, teve música, alegria e cerca de duas mil pessoas transitando livremente durante a posse oficial, que lotou o Plenário e o teatro Dante Barone, do deputado Edegar Pretto à presidência da Assembleia Legislativa.
Logo após a cerimônia de posse na Assembleia, o deputado foi para o ato na Praça. Ao chegar, Pretto cantou junto com os Cantadores do Povo e tirou o paletó e a gravata. Em seguida, o ex-governador Olívio Dutra tirou os sapatos e meias de Edegar Pretto e calçou em seus pés um par de sandálias. “Essas são as sandálias da luta”, disse a coordenadora do ato, Eliane de Moura Martins, integrante da coordenação nacional do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD).
Debaixo de chuva, o deputado prosseguiu na Praça e reafirmou os compromissos que expressou em seu discurso de posse, no sentido de abrir e aproximar a Assembleia da população.
“Sou herdeiro dos que lutaram antes de mim, dos que construíram o maior movimento social da América Latina e vou honrar essa luta em defesa do povo trabalhador”, enfatizou.
Esta perspectiva, se concretizada, cria condições mais favoráveis para a luta da classe trabalhadora.

Fonte: CUT-RS com informações do Sul 21 e da ALRS

 

Notícias relacionadas