Devido a pressão da Direção Central do CPERS para profissionalizar os funcionários de escola, a Secretaria Estadual de Educação – Seduc está fazendo um levantamento da demanda de funcionários que têm interesse em participar do Profuncionário. Os interessados devem acessar o link http://goo.gl/forms/iQeuQFuEWZ e responder a pesquisa cujo o prazo foi prorrogado até 20 de maio.
“É importante que tenhamos o maior número possível de funcionários de escola participando deste levantamento, pois a partir desse número a SEDUC repassará aos Institutos de Educação a demanda do Estado, para que eles apresentem o número de vagas que serão ofertadas este ano”, destaca a diretora do Departamento dos Funcionários de Escola, do CPERS, Sônia Solange dos Santos Viana.
O programa de formação Profuncionário, ofertado pelo MEC e inserido, recentemente, nos recursos financeiros do Pronatec, é uma importante conquista da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE para a formação e profissionalização dos funcionários de escola. Sua implantação aqui no Rio Grande do Sul é fruto da luta da Direção Central do CPERS, que entende os funcionários de escola, como educadores que são, merecem todo o respeito ao trabalho pedagógico que realizam no espaço escolar.