Atenção educadores(as) e comunidade escolar: Participe das eleições de diretores escolares!


Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro ocorre simultaneamente a votação de diretores nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul.

O CPERS destaca a importância da participação dos professores(as), funcionários(as) de escola, estudantes, pais, mães e toda comunidade escolar nesse processo democrático para fazer valer na prática o que já conquistamos como um direito: a gestão democrática das escolas.

A gestão democrática foi um direito conquistado através de muita luta e que passou a valer a partir de 1995, com a Lei Estadual n.º 10.576/95, fruto de muita mobilização. A conquista e aprovação da Lei não garante, no entanto, a efetivação da Gestão Democrática. Desde então, segue uma luta para que esta se torne uma prática interiorizada nas escolas.

Baixe aqui a Cartilha da Escola Democrática.

A importância das eleições de diretores nas escolas

É fundamental conhecer propostas, avaliar o passado e as projeções e, ao final, definir os representantes que tenham compromisso com a comunidade escolar e com a educação pública de qualidade e laica para todos e todas.

“É muito importante que as comunidades escolares constituídas de pais, mães, responsáveis, alunos, professores(as), funcionários(as) não deixem de escolher quem será a sua direção, que estará à frente da sua linha de atuação. Não podemos permitir que o governo faça essa escolha e esse encaminhamento, ainda mais nesse momento de tantas perdas que estamos vivendo”, destaca o 2º vice-presidente e membro da Comissão Estadual de Eleição de Diretores, Edson Garcia.

É imprescindível que estejamos a frente dos processos para poder defender aquilo que a gente mais preza que é escola pública com uma educação laica, de qualidade, emancipadora que realmente dê possibilidades de todas e todos sonharem com um futuro.

Participe! Mobilize sua comunidade! E vamos juntos construir um futuro melhor para todos!

Notícias relacionadas