Após prorrogação, inscrições para o Enem 2024 encerram nesta sexta-feira (14)


O prazo prorrogado para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às 23h59 desta sexta-feira (14). A ampliação foi concedida para permitir que mais alunas(os) participem do Exame, especialmente as do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes. As concluintes do Ensino Médio em escola pública não pagam taxa de inscrição.

Inicialmente, as inscrições seriam aceitas até a última sexta-feira (7), mas o Ministério da Educação (MEC) decidiu ampliar o período para que mais estudantes tivessem a oportunidade de realizar a prova.

Tire suas dúvidas

  • Em que site fazer a inscrição? É só entrar na Página do Participante, em enem.inep.gov.br/participante.
  • Qual é o valor da taxa de inscrição? Ela custa R$ 85 e deve ser paga até 19 de junho. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada (veja passo a passo mais abaixo).
  • Quais as formas de pagamento? A taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito.
  • Quem está isento da taxa precisa se inscrever no Enem? SIM! Mesmo quem conseguiu a isenção (como os alunos da rede pública) precisa se inscrever. Caso contrário, não poderá fazer a prova.
  • Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
  • ️ Quando as provas serão aplicadas? Em 3 e 10 de novembro.

Notícias relacionadas