Após pressão da comunidade e do CPERS, escola em Viamão reabre as portas


Na manhã desta segunda-feira (17), a comunidade escolar de Viamão conquistou uma importante vitória: a E.E.E.F. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, cujo fechamento havia sido determinado pela 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) no final do ano passado, iniciou hoje mais um ano letivo.

A precarização da infraestrutura das escolas não é novidade no governo Eduardo Leite (PSDB), mas o CPERS não medirá esforços para impedir o fechamento de escolas e garantir o pleno direito à educação.

O diretor do Sindicato, Leonardo Preto, reforçou essa posição durante a abertura do ano letivo, que também contou com a presença do deputado estadual Dr. Thiago Duarte (UNIÃO). “Uma escola com 75 anos tem uma história dentro da comunidade. Cabe ao poder público adequar essas questões pedagógicas. A manutenção dessa escola é um passo importante”, destacou Preto, ressaltando ainda a importância da mobilização e da união para reverter decisões arbitrárias como a do fechamento da E.E.E.F. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Segundo a vice-diretora do 22° Núcleo do CPERS, Julia Monteiro Dias, a comunidade escolar foi surpreendida quando, no início de janeiro, a Seduc retirou todos os materiais da escola, efetivando seu fechamento sem qualquer diálogo com alunos, professores e familiares. Diante disso, a união entre a direção estadual do CPERS, o 22° Núcleo do Sindicato e o Círculo de Pais e Mestres (CPM) deu início a um movimento para garantir a reabertura da instituição.

O CPERS seguirá vigilante e pronto para agir em defesa das comunidades escolares. À população do Canta Galo, em Viamão, o Sindicato manifesta seu apoio e gratidão pela mobilização.

Notícias relacionadas

Enquanto o governador Eduardo Leite (PSDB) estampa um sorriso em …

21/03/2025

O Conselho Nacional de Entidades (CNE) da Confederação Nacional dos …

Com o intuito de mobilizar trabalhadoras(es) para a Assembleia Geral, …

20/03/2025