Aniversário de 45 anos do 18º Núcleo do CPERS celebra trajetória histórica em defesa da educação e dos educadores


Em 10 de maio de 1980, durante a ditadura militar brasileira, professoras(es) de Santa Cruz do Sul fundaram o 18º Núcleo do CPERS com o propósito de fortalecer a luta por democracia, em defesa da escola pública e pela valorização das(os) educadoras(es). Nesta terça-feira (13), trabalhadoras e trabalhadores da rede estadual de ensino, tanto da ativa quanto aposentadas(os), reuniram-se no Sindicato dos Bancários para celebrar os 45 anos de atuação do Núcleo, que abrange quinze municípios do Vale do Rio Pardo. 

Ao lado de 60 professoras(es) e funcionárias(os) de escola, a presidente do CPERS, Rosane Zan, a diretora Sandra Santos e o diretor Guilherme Bourscheid comemoraram o aniversário da unidade do CPERS em Santa Cruz do Sul. Além delas(es), a diretora-geral do 18º  Núcleo, Cira Kaufmann, a vice-diretora, Maria das Graças Corrêa, a tesoureira, Maristela Brixner e os diretores Leonardo Goes e José Carlos Rodrigues estiveram presentes na confraternização. 

Em entrevista à Rádio Gazeta, que compareceu ao evento, Rosane enfatizou a longa trajetória do Sindicato no Rio Grande do Sul em favor da educação e das(os) educadoras(es). “Ao longo dos 45 anos do Núcleo e dos 80 anos do CPERS nós nunca nos furtamos da luta, por isso precisamos cada vez mais da mobilização da categoria”, afirmou a presidente, convocando as(os) ouvintes para o Ato Unificado da Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP), que acontecerá na próxima sexta-feira (16), às 9h, com concentração em frente à sede do IPE Saúde, em Porto Alegre.

>> Confira as pautas da atividade aqui: Servidores públicos do RS preparam grande mobilização por reposição salarial de 12,14% e em defesa do IPE Saúde

À medida que novos desafios foram impondo-se durante a década de 1990 e dos anos 2000, as pautas das(os) trabalhadoras(es) da educação atualizaram-se, mas dois pilares seguiram atemporais na luta de professoras(es) e funcionárias(os) associadas(os) ao 18º Núcleo. “De lá pra cá, foi um tempo de buscar melhores salários e de lutar pela educação pública de qualidade, bandeiras que ainda hoje carregamos”, contou Cira ao repórter Jaime Fredrich.

Para a diretora-geral, o investimento do CPERS para viabilizar atos, mobilizações, encontros e reuniões cresceu e propiciou melhorias na articulação sindical das(os) educadoras(es). “As primeiras reuniões eram feitas na casa de um professor. Hoje, temos uma sede própria e um carro próprio, uma estrutura melhor do que tínhamos há 45 anos”, explicou. 

A capacidade de mobilização e de pressão social do CPERS só é possível graças aos seus 42 núcleos espalhados pelo estado, que realizam o trabalho de base necessário para ocupar as ruas com milhares de trabalhadoras(es) da educação. O Sindicato parabeniza o 18º Núcleo e deseja que os próximos anos de luta sejam de muitas conquistas e ainda mais vitórias para toda categoria. Vida longa ao Núcleo de Santa Cruz do Sul! 

> Veja mais fotos do aniversário:

Notícias relacionadas

Na noite desta segunda-feira (10), o Conselho Geral do CPERS …

10/11/2025

Na manhã desta segunda-feira (10), o Espaço de Exposições Deputado …