Acompanhe o Sonegômetro em tempo real no site do CPERS


sonegometro

Nesta quinta-feira, dia 28, o diretor do CPERS, Cássio Ritter acompanhou o lançamento do Sonegômetro (painel eletrônico que mostra em tempo real os números da sonegação), realizado pelo Sindicato dos Técnicos Tributários da Receita Estadual – Afocefe, às 11h, na Assis Brasil, em Porto Alegre.
Através do Sonegômetro,  a população pode acompanhar o quanto o Estado deixa de arrecadar devido à sonegação de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Só em 2015 o Rio Grande do Sul deixou de arrecadar R$ 7,8 bilhões devido à sonegação de impostos. De janeiro a abril as perdas já superam R$ 2,3 bilhões, segundo a Afocefe.
“Levamos o Sonegômetro para a rua para que o cidadão comum crie consciência. Estamos construindo um caldo de cultura para que se discuta esse assunto. O placar eletrônico retira o tapete, expõe os resultados da sonegação”, declarou o presidente do Afocefe, Carlos De Martini Duarte.
O CPERS, juntamente com o Movimento dos Servidores Públicos Estaduais, desde o ano passado, alerta o governo Sartori (PMDB) para a importância de combater à sonegação de impostos como uma das saídas para a crise financeira instalada no Rio Grande do Sul.
Conforme um estudo feito pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa a crise do Estado é de receita e não de despesa, como o governador José Ivo Sartori vem afirmando na tentativa de colocar a culpa da crise no funcionalismo público estadual.
Desde a manhã desta quinta-feira, dia 28, o mesmo Sonegômetro está no site do CPERS, para que os educadores acompanhem em tempo real quanto o Estado deixa de arrecadar com a sonegação de impostos.

cássio

 

Notícias relacionadas

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) divulgou, nesta …

08/11/2024

Na última quinta-feira (31), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em …

Com 71,1% dos votos válidos, a Chapa 1 venceu o pleito …

07/11/2024