A força da escola pública: etapas regionais da 5ª Mostra Pedagógica do CPERS iniciam em Frederico Westphalen e Carazinho


Foi dada a largada para a 5ª edição da Mostra Pedagógica do CPERS. As etapas regionais iniciaram nesta semana, contemplando os núcleos de Frederico Westphalen (26º) e Carazinho (37º).

“Escola livre, educação presente” é o tema deste ano, que objetiva refletir sobre a importância de proporcionar um ambiente educacional que valorize a liberdade de pensamento, a criatividade e a diversidade de ideias.

“Iniciamos nossa 5ª edição com o mesmo objetivo que temos desde a primeira, realizada lá em 2015, o de referenciar a escola pública e, principalmente, mostrar para a sociedade que o ensino público gaúcho tem trabalhos significativos e de qualidade. A partir de hoje, a Mostra dará visibilidade a trabalhos inovadores, que serão propulsores ou exemplos para tantos outros”, destacou a tesoureira do CPERS e coordenadora da Comissão de Educação do Sindicato, Rosane Zan.

Vera Lessês, diretora e representante do Sindicato no Conselho de Administração do IPE Saúde, também acompanhou a apresentação dos projetos e destacou a qualidade dos trabalhos. “Ficamos muito satisfeitas com a riqueza dos trabalhos apresentados pelos alunos, a facilidade de comunicação e o nível excelente das pesquisas realizadas. Esta é uma oportunidade que o CPERS oportuniza a todas as escolas para que mostrem os trabalhos de excelência que são desenvolvidos e que, na imensa maioria das vezes, são desconhecidos da sociedade”, declarou.

Em Frederico Westphalen, na última terça-feira (15), foi apresentado o projeto denominado “Sistema Inovador de Energia Solar com Placas Flexíveis Orientáveis”, desenvolvido pelos alunos(as) do Ensino Médio do IEE 22 de Maio, de Palmitinho. A iniciativa foi coordenada pelo professor Marcus Vinícius Romiti.

O projeto está automaticamente classificado para a etapa estadual da Mostra.

Nesta quinta-feira (17), foi a vez do Núcleo de Carazinhoreceber os projetos da Mostra. No total, foram apresentados 11 trabalhos:

  1. Desconstruindo a Cultura Machista (EEEM Ernesta Nunes);
  2. Sacola Ecológica, carregue essa ideia (EEEM Cônego João Batista Sorg);
  3. Educação Antirracista: intersecções de gênero, raça e classe (EEEM Cônego João Batista Sorg);
  4. O restaurante (EEEM Cônego João Batista Sorg);
  5. Sou do bem, minha sacola também (EEEM Almirante Tamandaré);
  6. As faces invisibilizadas das salas de aula (IEE Júlia Biliart);
  7. Sabão ecológico: responsabilidade socioambiental (EEEF Israelina Martins Silveira);
  8. Desafios e possibilidades da inclusão escolar (IEE Júlia Biliart);
  9. Kokedama (IEE Cruzeiro do Sul Oniva de Moura Brizola);
  10. Eco oficinas: uma proposta para a reutilização de materiais descartados na escola – fazendo papel reciclado (EEF Carlinda de Brito);
  11. Como as obras literárias podem dialogar com o presente no universo digital (EEEM José Gomes Portinho).

O júri, composto pela escritora Jana Lauxen, pela professora aposentada Lisete Barlete e pela diretora da EEEF São Bento, Claudete Sattler Scherer, selecionou os seguintes projetos para a etapa estadual da Mostra:

>> Ensino Fundamental – Anos Iniciais: 
Kokedama (IEE Cruzeiro do Sul Oniva de Moura Brizola)

>> Ensino Fundamental – Anos Finais: 
As faces invisibilizadas das salas de aula (IEE Júlia Biliart)

>> Ensino Médio:
Educação Antirracista: intersecções de gênero, raça e classe (EEEM Cônego João Batista Sorg)

As apresentações dos trabalhos em Frederico Westphalen contaram com a presença da diretora do Núcleo, Maria Cleni da Silva, e em Carazinho com a participação da diretora do Núcleo, Adelia Menezes dos Santos e da vice-diretora, Rony Almeida Pereira.

Etapa Regional

Os 42 núcleos do CPERS realizarão mostras regionais até novembro. Os educadores(as) devem se inscrever com até cinco dias de antecedência ao evento na sua região. Os projetos e trabalhos mais significativos terão lugar na etapa estadual da Mostra, que ocorrerá em Porto Alegre em data a ser definida. As experiências selecionadas também serão compiladas em uma publicação especial.


▶️ INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1. Somente sócios(as) do CPERS terão suas inscrições validadas para a Mostra Pedagógica;
2. Os anexos (como documentos, trabalhos por escrito ou em PowerPoint, fotos e vídeos) devem ser enviados para o e-mail [email protected];
3. As inscrições podem ser realizadas com até 5 (CINCO) dias de antecedência à Mostra Regional do seu núcleo. Clique aqui para conferir o cronograma das etapas regionais da Mostra;
4. Clique aqui para acessar o regulamento completo da Mostra Pedagógica;
5. Se tiver dificuldades no preenchimento do formulário ou outras dúvidas, entre em contato pelo email [email protected] ou pelo fone (51) 3254.6000.

Notícias relacionadas